Conecte-se conosco

Saúde

Outubro Rosa: ações informativas da Aapecan conscientizam a população

Publicado em

em

No mês de outubro, as 15 unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) promovem a campanha Juntos pela Vida, alusiva ao movimento Outubro Rosa. A campanha chama atenção para a importância do autocuidado da mulher com ênfase na prevenção do câncer de mama, trazendo reflexões sobre o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil.
Segundo dados do Instituto Nacional e Câncer (INCA), para 2023 a 2025 são estimados 73.610 novos casos em mulheres no país, sendo 3.720 no Rio Grande do Sul. Uma doença que pode ser prevenida na maioria dos casos, conforme adesão a hábitos mais saudáveis, mas principalmente, se descoberta em sua fase inicial.
Atualmente, são 729 mulheres atendidas na Aapecan com o tipo da doença nas 15 unidades. Desta forma, a Aapecan vai além de seu trabalho fundamental no acolhimento de usuários e familiares em tratamento oncológico. A instituição também se dedica a fornecer informações e conscientizar a comunidade sobre a prevenção da doença.
As atividades incluem exposições fotográficas, palestras e rodas de conversa a fim de informar, educar, orientar e prevenir contra os riscos da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. As iniciativas abordam as ações de prevenção ao Câncer, que incluem a redução dos riscos da doença, a busca pelo diagnóstico precoce e as medidas de impacto da doença na qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico.
A Exposição Fotográfica Decididas retrata mulheres com o diagnóstico do câncer de mama, que já venceram a doença e aquelas que ainda estão em tratamento. E neste ano, como forma de alerta, há uma paciente com câncer de colo de útero na exposição, no total, são nove participantes do projeto. A sessão fotográfica, ocorreu em agosto, na cidade de Canela, em um café instagramável, que proporcionou uma experiência única para essas mulheres. As fotos somente serão reveladas para as Decididas no dia da abertura do Outubro Rosa, que ocorrerá dia 02 de outubro, às 17h no Shopping Pratavieira. Para a produção e impressão das fotos, a Aapecan contou com a poio das empresas VGP, Go Image, Gleice Frizzo Beauty, Fran Corrales Fotografia e Doce Amélie Café.

PARTICIPANTES DO PROJETO EM 2023
– Adriana Elisa Drehmer, 47 anos
– Daniane Girardi da Silva, 40 anos
– Elizete Rolim Modelski, 55 anos
– Fernanda Vargas, 57 anos
– Laís Amanda Pinnow Gross, 30 anos
– Lissandra Schmidt Leite, 47 anos
– Luciana dos Reis da Silva, 47 anos
– Mayara Pires Zanotto, 33 anos
– Viviane dos Santos Leal, 44 anos

Para a psicóloga da Aapecan, Bruna Curra, a mostra é muito mais do que uma simples coleção de imagens, ela é um testemunho poderoso da resiliência humana e da importância de compartilhar histórias de superação. “A exposição Decididas serve como uma fonte inspiradora de esperança. Ela demonstra que, apesar das adversidades e desafios assustadores, a força interior e a determinação podem levar à recuperação e à vitória sobre a doença. Isso oferece apoio emocional e encorajamento não apenas para as mulheres que superaram câncer, mas também para aquelas que ainda estão lutando contra a doença, mostrando que a cura é possí vel. E a Aapecan tem um papel fundamental em todo esse processo, pois é o espaço que favorece um bem-estar destas mulheres, fazendo com que se sintam acolhidas e amparadas”, comenta.

CRONOGRAMA DE AÇÕES DO OUTUBRO ROSA:
– 02.10 – Abertura Outubro Rosa, no Pratavieira Shopping, às 17h.
– De 02 a 06.10 – Exposição Decididas no Pratavieira Shopping
– 04-10 – Ação de divulgação e entrega de materiais informativos na Prefeitura de Caxias do Sul
– De 09 a 16.10 – Exposição Decididas no Shopping Villagio
– 11.10 – Caminha Rosa em São Francisco de Paula.
– De 16 a 23.10 – Exposição Decididas no Bourbon Shopping San Pellegrino
– 21.10 – Blitz Informativa sobre prevenção em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF)
– De 23 a 31.10 – Exposição Decididas na Câmara de Vereadores e no Mezanino da Prefeitura de Caxias do Sul
– 25.10 – Jantar/Desfile Decididas 2023 em Três Coroas
– 28.10 – Ação Outubro Rosa em Gramado/RS
– 31.10 – Baile Rosa na Aapecan para usuários e seus familiares.

Mais informações sobre a campanha e ações podem ser adquiridas pelo telefone (54) 3026-9546 ou (54) 98115-7508, ou pelas redes sociais da Aapecan Caxias do Sul, no Facebook e Instagram.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vacina Caxias ocorre no próximo sábado na Praça Dante Alighieri

Publicado em

em

Secretaria da Saúde

4ª edição integra a programação do aniversário de 136 anos da cidade e contará com dois pontos de vacinação na área central. As UBSs não atenderão neste sábado.

Ao invés de ocorrer no último sábado do mês, a Campanha Vacina Caxias, que estará na sua quarta edição, será antecipada para este sábado, dia 20 de junho, e totalmente concentrada na Praça Dante Alighieri, sem o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste dia – nem no último sábado do mês -, mas com o reforço de servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e parceiros, como as unidades da Cruz Vermelha e do Sesc Saúde Preventiva, do Rotary Clube e da FSG. O horário de atendimento será das 10h às 16h. Serão mais de 30 tipos de doses ofertadas à população, principalmente a da gripe (Influenza), para toda a população. E a SMS terá três estruturas para ampliar a imunização. A opção do dia 20 ocorre justamente porque Caxias do Sul completa 136 anos nesta data. Em caso de chuva, a vacinação será cancelada.

A unidade do Sesc está instalada na praça desde 20 de maio e seguirá até o começo de julho para a vacinação do calendário, exceto para crianças com menos de 6 anos, em razão de uma determinação do Estado. Nas outras três edições do Vacina Caxias, assim como no dia 20 de junho, o ônibus da Cruz Vermelha estará presente, também com reforço de voluntários. A diretora de Vigilância em Saúde, Magda Teles, ainda confirmou o apoio do Rotary Clube, que vai ajudar nas filas, já que se espera um grande contingente de caxienses, e a FSG irá auxiliar nas aplicações das vacinas e organização do evento. A empresa XPlay também presta apoio com internet.

O secretário da Saúde, Rafael Bueno, ressaltou a necessidade de o Município elevar o índice de imunização a todos os públicos. “Será um dia de comemoração, de vacinação pela vida. Pelo aniversário da nossa Caxias do Sul, que temos de festejar, e também um grande encontro pela imunização, pela prevenção. Temos que fazer o possível para levar as vacinas a todas as pessoas. Vamos em busca de cada braço que precisar de uma vacina”, destacou, conclamando que pessoas compareçam.

Para receber a imunização, o cidadão deve levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Nas três edições anteriores do Vacina Caxias, 10.361 doses foram aplicadas, sendo a maioria contra a gripe Influenza 6.561 (63,3%).

Números atuais da Influenza

Grupos prioritários – 55.512 (45,07%) – Meta de atingir pelo menos 90% de 123.163

Crianças (menores de 6 anos) – 9.555 (34,48%) – Meta de chegar a 27.715

Idosos (acima de 60 anos) – 44.347 (48,29%) – Meta alcançar 91.843 

Grupos não prioritários – 16.308 

Continue lendo

Destaque

Sesc Caxias do Sul promove palestra sobre prevenção de quedas na população idosa

Publicado em

em

Divulgação SESC

Atividade alusiva ao Dia Mundial da Prevenção de Quedas aborda cuidados para preservar a autonomia, a segurança e a qualidade de vida na maturidade.

Com o objetivo de conscientizar sobre um dos principais desafios relacionados à saúde da população idosa, o Sesc Caxias do Sul realiza a palestra “Reflexões sobre Prevenção de Quedas”, ministrada pela educadora física e instrutora da Academia do Sesc, Shaiane Dutra. A atividade integra as mobilizações pelo Dia mundial de Prevenção de Quedas, acontece dia 19 de junho, no Teatro do Sesc Caxias do Sul, às 14, e é voltada a grupos de convivência e demais serviços que atendem pessoas idosas no município Durante o encontro, serão abordados fatores de risco, estratégias de prevenção e a importância da adoção de hábitos que contribuam para a manutenção da autonomia e da qualidade de vida.

Consideradas um importante problema de saúde pública, as quedas estão entre as principais causas de internação hospitalar por acidentes entre pessoas idosas no Brasil. Dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) apontam que esse tipo de ocorrência representa uma parcela significativa dos atendimentos relacionados a acidentes nessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% das pessoas idosas sofrem ao menos uma queda por ano, sendo que muitos desses episódios acontecem dentro da própria residência. 

Além das consequências físicas, como fraturas e limitações funcionais, os acidentes podem provocar perda de independência, redução da mobilidade e impactos emocionais. Informações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) indicam que as quedas também figuram entre as principais causas de atendimentos de urgência, hospitalizações e mortes acidentais entre idosos. 

Conforme a facilitadora da Maturidade Ativa do Sesc Caxias do Sul, Adriele Massafra Dobler, promover informações sobre prevenção de quedas é uma forma de contribuir diretamente para o bem-estar, além de preservar a vida da população idosa. “As quedas podem trazer consequências significativas para a autonomia, a confiança e a qualidade de vida das pessoas idosas. Por isso, consideramos fundamental oferecer espaços de orientação e conscientização que auxiliem na prevenção desses acidentes e fortaleçam o envelhecimento ativo e saudável”, salientou. 

O evento é gratuito, com vagas limitadas. A participação requer inscrição prévia com a facilitadora do Programa Sesc Maturidade Ativa, Adriele Massafra Dobler, através do número (54) 99297-4313.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 60 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa

Continue lendo

Destaque

Associação Mão Amiga inicia atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte

Publicado em

em

Daniel Corrêa

Instituição fez contrato emergencial por 90 dias com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, num investimento de quase R$ 6 milhões mensais.

Os primeiros atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte, sob a nova gestão da Associação Mão Amiga, começaram nos primeiros minutos desta quarta-feira (10/06) e se estenderam madrugada adentro e nesta manhã sem contratempos sem muitas filas. A contratação da entidade foi anunciada na manhã de terça-feira (09/06) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e será em caráter emergencial, com duração de 90 dias. Neste período, a Mão Amiga receberá do Município cerca de R$ 3,4 milhões para a administração da UPA Central e R$ 2,5 milhões para a UPA Zona Norte. Os valores serão destinados ao custeio mensal das contas e ao pagamento dos funcionários das unidades. 

A SMS rescindiu o contrato com o Ideas, que administrava ambas as unidades e está respondendo por diversas situações irregulares. O secretário Rafael Bueno trouxe à tona apontamentos, notificações e encaminhamentos jurídicos, além de outras informações, em entrevista coletiva à imprensa, durante o anúncio da troca de gestão. Uma das primeiras medidas adotadas pela Associação foi o início dos exames admissionais dos profissionais das duas unidades, que têm preferência de contratação. O processo está sendo realizado por uma empresa especializada em medicina do trabalho. Cerca de 200 funcionários de cada uma das UPAs já manifestaram a intenção de permanecer na nova gestão. 

O Vice-Prefeito Edson Néspolo, o secretário da Saúde, Rafael Bueno, o adjunto da Saúde, Mário Taddeucci, a equipe de trabalho da SMS, o Frei Jaime, presidente da Mão Amiga, além de representantes da sociedade, estiveram no ato de repasse da UPA Central à nova administração, exatamente à meia-noite desta terça-feira, assim como ocorreu na UPA Zona Norte. Além do ato, ocorreu uma bênção do Frei em nome dos usuários do SUS e funcionários das unidades.

Em sua fala, o secretário Bueno destacou o grande apoio da Mão Amiga nesta virada de chave, pediu desculpas aos funcionários que tiveram seus direitos renegados nos últimos meses, assim como fornecedores, e solicitou apoio de todos nesse momento importante para a cidade. Ele classificou como novos tempos, como apoio de todos servidores envolvidos neste processo há meses, porque ressaltou que não poderia ser “de uma hora para outra” o rompimento do contrato com o Ideas.

O Frei Jaime ressaltou que o Mão Amiga assume essa missão porque está no DNA da instituição cuidar da vida das pessoas, principalmente as que mais precisam, garantindo que os funcionários das UPAs terão um tratamento digno, como merecem, e abraçar os usuários dos SUS com acolhimento e total atenção.

Já Edson Néspolo lembrou que Caxias do Sul é uma cidade acolhedora, fez menção ao trabalho importante da Saúde com todos os servidores envolvidos e agradeceu ao Frei Jaime por abraçar essa causa, assim como faz em outras frentes pela associação protegendo quem mais precisa: “Que venham novos momentos para a Saúde de Caxias do Sul”, conclamou o Vice-Prefeito.

Cerca de 40 pessoas participaram do momento de transição. Entre os que estiveram presentes nesta madrugada estavam representantes de entidades, usuários do SUS, servidores, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samanta Nascimento, e os vereadores Pedro Rodrigues, Tenente Cristiano Becker, José Dambrós, Calebe de Garbin (líder do Governo na Câmara Municipal), José de Abreu, o Jack, Alexandre Bortoluz, assessoria de vereadores, além do presidente do Samae, Edson da Rosa.

Continue lendo