Conecte-se conosco

Destaque

Projeto Tratado de Paz leva Cultura Hip Hop a escolas

Publicado em

em

Terceira edição da proposta chegará a cinco escolas caxienses com ações culturais e formativas para alunos e professores.


Começa na nesta terça-feira (10) pela manhã, na EMEF Sete de Setembro, a terceira edição do projeto Tratado de Paz. À tarde, a iniciativa será realizada na EMEF Machado de Assis. Concebida pelo rapper e escritor Chiquinho Divilas, a proposta chega ao ambiente escolar durante quatro dias com shows, palestras, bate-papos e oficinas que mobilizam estudantes e professores. Depois da primeira escola, o projeto seguirá de 17 a 20 pela manhã na EMEF Mário Quintana e, à tarde, na EMEF Gov. Roberto Silveira. Depois, de 24 a 27 pela manhã, a EMEF Armindo Turra acolhe as atividades. O Tratado de Paz busca promover debates e atividades movidas pela cultura da paz e no contexto histórico do movimento hip hop. A iniciativa tem apoio cultural da Fundação Marcopolo.
O projeto tem inspiração no histórico Tratado de Paz firmado no final do ano de 1971, no Bronx, em Nova York, quando gangues que rivalizavam há tempos decidiram se empenhar numa ação pacificadora nos territórios que até então viviam em conflito. É a partir dessa ideia que serão realizadas as atividades durante quatro dias em cada escola.
As atividades incluem uma palestra do rapper, escritor e doutor em Diversidade e Inclusão Chiquinho Divilas, idealizador do projeto, na abertura. Depois, serão oferecidas aos alunos oficinas de Rima, DJ e Pajada/Trova Gaúcha.
No segundo dia serão realizados bate-papos com convidados que têm atuação significativa na sociedade de forma a propor reflexões sobre ações positivas e relevantes para os estudantes. Neste dia também começam as oficinas de graffiti e break, que seguem também no terceiro dia. Ao mesmo tempo, em outra frente, os alunos que participaram das oficinas de rima e Pajada/Trova gaúcha, fazem a gravação de suas poesias num estúdio montado em sala de aula.
Ainda no terceiro dia de atividade em cada escola será realizado um show para toda a comunidade escolar com o grupo RAPajador, que une Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood numa fusão de elementos da cultura hip hop, em especial o rap, e a sonoridade da pajada.
O show contará com a participação dos alunos, que demonstrarão seu aprendizado nas oficinas realizadas. Simbolicamente, também neste dia cada escola recebe a sua bandeira do Tratado de Paz, propondo um pacto em nome de ações positivas. No quarto dia das atividades, os professores das escolas participam de uma palestra de formação coordenada por Chiquinho Divilas.
Vale lembrar ainda que o Tratado de Paz deriva de outras experiências como o projeto Cultura Hip Hop Nas Escolas, que ganhou o prêmio Educação RS 2019 (Sinpro/RS) e, no mesmo ano, conquistou o Prêmio Brasil Criativo na categoria Música. Já o RAPajador recebeu a menção honrosa na Categoria Demandas Complexas ou Coletivas, do Prêmio Conciliar é Legal, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília, pelo projeto Rapajador na Socioeducação: (R)ap, (A)dolescentes e (P)ajada.
Para o idealizador do projeto, Chiquinho Divilas, o Tratado de Paz é um recurso de diálogo e de afirmação de possibilidades de transformações sociais no contexto da educação e para além dela:
“O Tratado de Paz reafirma a cultura hip-hop como ferramenta de diálogo, escuta e transformação social. É na escola que tudo acontece e é o nosso habitat natural, onde adoramos atuar enquanto artista. A violência que atravessa seus corredores, muitas vezes é o reflexo do ambiente, seja do contexto social e até familiar, mas é aqui que podemos transformar essa atmosfera em diálogo. O Tratado de Paz – 3ª edição nasce para fazer da palavra um caminho de convivência entre professores, estudantes e comunidade”, diz Chiquinho.
O projeto Tratado de Paz é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura de Caxias do Sul com Apoio Cultural da Fundação Marcopolo.
Tratado de Paz – Programação – Escolas e datas:
10 a 13 de março – manhã – EMEF Sete de Setembro
10 a 13 de março – tarde – EMEF Machado de Assis
17 a 20 de março – manhã – EMEF Mário Quintana
17 a 20 de março – tarde – EMEF Gov. Roberto Silveira
24 a 27 de março – manhã – EMEF Armindo Turra

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Tributo a Janis Joplin abre temporada “Rock em Cena” do Caixa Acústica, em Caxias do Sul

Publicado em

em

Show com Bruna Toledo & Big Company acontece no dia 1º de julho, no Teatro do Sesc

A força do blues-rock e a intensidade de uma das vozes mais marcantes da história da música darão início à nova temporada do Caixa Acústica, projeto cultural do Sesc Caxias do Sul. No dia 1º de julho, a cantora Bruna Toledo e a banda Big Company sobem ao palco do Teatro do Sesc com o espetáculo “Janis Joplin Tributo”, abrindo oficialmente a edição 2026 do projeto, que neste ano traz o tema “Rock em Cena”.

A apresentação propõe uma imersão no universo da artista norte-americana que se tornou símbolo da contracultura e do rock nos anos 1960. Com interpretações marcantes e forte presença de palco, Bruna Toledo revisita diferentes fases da trajetória de Janis Joplin, acompanhada pela sonoridade potente da Big Company, banda dedicada a manter viva a essência do rock clássico.

No repertório, clássicos como Cry Baby e Piece of My Heart conduzem o público por uma experiência carregada de emoção, liberdade e intensidade — características que eternizaram Janis como um dos maiores nomes femininos da história do rock. Além da fidelidade musical, o espetáculo aposta em uma atmosfera intimista e envolvente, dialogando diretamente com a proposta do Caixa Acústica de aproximar artistas e plateia em apresentações mais sensíveis e autênticas dentro do teatro.

Criado em 2018, o projeto do Sesc Caxias do Sul chega à sua 4ª temporada consolidado como espaço de valorização da música ao vivo e da cena artística regional. Em julho, a programação ainda contará com tributos ao NX Zero, Legião Urbana e Reação em Cadeia. Os ingressos para o show estão disponíveis a partir de R$10 no SAC da Unidade e pelo site do Sesc/RS, em www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/. O público também pode adquirir passaporte para os quatro espetáculos da temporada, com valores promocionais. 

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Programação:

01/07 (quarta-feira)

Bruna Toledo & Big Company canta Janis Joplin

Sinopse: A Big Company é uma banda dedicada a manter viva a chama do rock clássico, trazendo aos palcos um intenso tributo à lendária Janis Joplin. Inspirado na força e autenticidade da artista, o projeto mergulha na sonoridade blues-rock e na energia crua que marcaram sua trajetória e a contracultura dos anos 60. Com destaque para a interpretação marcante de Bruna Toledo, o show combina fidelidade musical e personalidade própria, recriando momentos emblemáticos da carreira de Joplin — desde sua fase com a Big Brother and the Holding Company até sua consagração solo. No repertório, clássicos como Cry Baby e Piece of My Heart conduzem o público por uma experiência intensa, repleta de emoção, liberdade e potência — características eternizadas pela Rainha do Rock’n’Roll.

08/07 (quarta-feira)

Newd canta NX Zero

Sinopse: A NEWD é uma banda de Street Rock formada em 2014, em Caxias do Sul (RS). Com mais de 150 shows e presença em diversos festivais, já dividiu o palco com nomes como Fresno, NX Zero e Strike. A banda combina músicas autorais — como os trabalhos Transcendente (2016), Reversão (2018) e os singles Dia Colorido e #BóraNEWD (2021) — com um show tributo ao NX Zero, conquistando um público fiel e crescente.

22/07 (quarta-feira)

Tributo a Legião Urbana/RS

Sinopse: Fundado em 08 de dezembro de 2018, inicialmente sob o nome Monte Castelo, o Tributo Legião Urbana RS rapidamente conquistou seu espaço no cenário musical do sul do Brasil. Ao longo de sua trajetória, a banda realizou inúmeras apresentações em Caxias do Sul (RS) e em diversas cidades do estado, reunindo grandes públicos e lotando casas noturnas, pubs e eventos. Em vários momentos, alcançou recordes de público, consolidando-se como uma das principais bandas tributo da região.

29/07 (quarta-feira)

Banda Ouse canta Reação em Cadeia

Sinopse: A OUSE é uma banda de rock formada em Caxias do Sul (RS), com uma sonoridade marcante e presença envolvente, o grupo vem se destacando como uma das promessas do rock no sul do Brasil, com participações em festivais e uma agenda intensa de shows. Suas músicas combinam a energia visceral do rock com reflexões profundas, abordando temas como perdas, amor e lutas. Influenciada por diferentes vertentes, a banda cria uma atmosfera única, com arranjos envolventes e letras impactantes. Em constante crescimento, a OUSE consolida sua identidade ao lançar novos trabalhos, proporcionando experiências intensas e memoráveis ao público.

Continue lendo

Destaque

Seminário reforça preparação de lideranças para atuação em desastres em Caxias do Sul

Publicado em

em

Evento integra as ações do Plano de Contingência do município e abordará estratégias de gestão de riscos, coordenação entre instituições e fortalecimento da resposta a eventos extremos.

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública, segue avançando na implantação do Plano de Contingência do município com mais uma ação voltada à preparação para situações de desastres. No dia 2 de julho, das 9h às 11h, será realizado o Seminário Caxiense de Liderança Política e Gestão Pública nos Desastres, na Câmara Municipal, reunindo gestores públicos, representantes da Defesa Civil, lideranças e instituições parceiras.

O Seminário tem como objetivo promover a qualificação de lideranças e fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos extremos, por meio de debates sobre governança, tomada de decisão, coordenação interinstitucional e estratégias para ampliar a resiliência dos territórios e dos serviços públicos. O público-alvo são lideranças da comunidade: vereadores, secretários municipais, presidentes de Amobs, lideranças de entidades de classe como sindicatos, associações, órgãos de segurança, etc.

A iniciativa integra o conjunto de ações previstas no Plano de Contingência, elaborado pela Prefeitura após os eventos climáticos de 2024, que causaram impactos significativos em Caxias do Sul. Além da recuperação das áreas atingidas, o município vem investindo em medidas preventivas para garantir uma resposta mais organizada e eficiente em futuras ocorrências.

O plano está sendo desenvolvido com recursos de uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que possibilitou a contratação da empresa Hopeful, especializada em gestão de desastres. O trabalho contempla um planejamento operacional baseado na realidade do município, considerando áreas de risco, recursos disponíveis, protocolos de atuação, capacitação de equipes, uso de tecnologia e comunicação com a população.

O seminário é gratuito, porém as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo link abaixo.

Continue lendo

Cultura

Previsão de chuva transfere São João na Estação, em Caxias do Sul, para o dia 27 de junho

Publicado em

em

Divulgação

Evento junino gratuito reunirá música, dança, gastronomia típica e manifestações da cultura popular na Estação Férrea.

A organização do São João na Estação informa que o evento, inicialmente previsto para ocorrer neste sábado (20), foi transferido para o dia 27 de junho, também um sábado, em razão da previsão de instabilidade climática para os próximos dias. O horário, o local e toda a programação estão mantidos. O público poderá aproveitar o evento das 15h às 20h, no entorno da fonte luminosa da Estação Férrea, em Caxias do Sul.

Em sua primeira edição, o São João na Estação propõe transformar a região da Estação Férrea em um grande arraial urbano a céu aberto, reunindo música brasileira, oficinas de dança, gastronomia típica, brincadeiras populares, quadrilha e manifestações culturais inspiradas nas tradições juninas. Entre os destaques da programação está show de forró, além de apresentações culturais e atividades para toda a família.

A transferência busca garantir mais conforto e segurança ao público, aos artistas, expositores e equipes envolvidas, preservando a experiência planejada para o evento.

Continue lendo