Conecte-se conosco

Geral

Nós Louc@s + Suspira propõe semana de atividades alusivas a promoção da saúde mental

Publicado em

em

Evento ocorre de 16 a 23 de maio em diferentes espaços de Caxias do Sul

Entre os dias 16 e 23 de maio, Caxias do Sul recebe o 5ª Nós Louc@s e 3ª SUSpira, eventos promovidos pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) Núcleo Serra Gaúcha e pela Frente em Defesa da Saúde Mentals da Câmara de vereadores de Caxias do Sul, respectivamente e em colaboração.

Com programação composta por palestras, bate-papos, aulas abertas e manifestações artísticas, a edição retoma o debate da luta antimanicomial, do cuidado em liberdade e do fortalecimento do SUS e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como direitos adquiridos e que devem ser defendidos por toda a população.

Neste sentido, as atividades presenciais e virtuais propostas visam reunir usuários da saúde mental, familiares, trabalhadores, estudantes, pesquisadores, coletivos culturais e comunidade em geral em espaços de convivência que reafirmam a saúde mental como direito e prática construída no território, no vínculo e na liberdade.

A programação deste ano propõe reflexões sobre os 25 anos da Lei 10.216, marco da Reforma Psiquiátrica Brasileira, e os 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, considerada fundamental para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também busca ampliar o debate público sobre políticas de saúde mental, participação social, cuidado comunitário e combate aos estigmas relacionados à loucura.

As atividades iniciam com o Seminário de Apresentação de Pesquisas em Saúde Mental Coletiva, que será realizado no dia 16 de maio, sábado, às 8h30, na Sala 404 do Bloco F da Universidade de Caxias do Sul.

Promovido pelo Curso de Especialização em Saúde Mental Coletiva da UCS, o evento reunirá apresentações de pesquisas sobre temas como apoio matricial no SUS, luta antimanicomial, desigualdades sociais, saúde mental na infância, adolescência e velhice, práticas integrativas, institucionalização da pessoa idosa e prevenção ao suicídio.

Na segunda-feira (18), ocorre o programa Café com Letras, transmitido pela TV Câmara (Claro Net e YouTube), às 11h. A abertura oficial do evento e contextualização histórica da luta antimanicomial também se dará no mesmo dia, com início às 18h30, no espaço Plenarinho, do Legislativo Caxiense.

Ainda na segunda-feira, ocorre uma edição da Órbita Literária, na Livraria e Café Arco da Velha, abordando a relação entre corridas de rua e saúde mental por meio de um bate-papo expositivo do escritor e rearticulador do FGSM Serra, Roque Júnior.

Na terça-feira (19), das 14h às 17h, o Centro de Cultura Ordovás recebe a 3ª edição do SUSpira Caxias, com atividades presenciais voltadas a usuários e familiares da RAPS de Caxias do Sul. Às 19h, uma mesa virtual debate os 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde e os 25 anos da Lei 10.216 (Lei da Luta Antimanicomial), com participação de Károl Veiga Cabral e Elizabete Bertele.

A programação segue na sexta-feira (22) com a atividade “RESpira o Cuidado em Liberdade”, aula aberta realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), reunindo usuários e trabalhadores para discutir experiências de cuidado em saúde mental fora da lógica manicomial. O encontro ocorre às 14h, na sala 501 do Bloco S, com as presenças da profissional de saúde e militante da Luta Antimanicomial, Margarete de David, do escritor e também militante, Roque JR, e convidados.

No sábado (23) de maio, ocorre uma atividade dedicada à saúde mental das mulheres e mediada pelo coletivo “Nós, juntas”, ampliando o debate sobre gênero, cuidado, escuta e território. O encontro será às 14h30, na ENCA – Entidade Assistência à Criança e Adolescente no bairro Belo Horizonte.

A programação ainda está em construção, aguardando outras confirmações. Mas de modo geral, as atividades são gratuitas e abertas a todo o público interessado em participar. Mais informações sobre o evento e demais ações do FGSM Serra podem ser obtidas por meio da página @fgsmserra no Instagram.

A Semana Municipal da Luta Antimanicomial, instituída pela Lei n 9.134 que acrescenta a semana ao calendário oficial do município, foi aprovada e sancionada pelo prefeito em junho de 2024.

O evento conta com o apoio da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Associação Gaúcha de Usuários da Saúde Mental (AGUSM-RS), Câmara Municipal de Caxias do Sul, Órbita Literária, Do Arco da Velha Livraria e Café e Mental Tchê.

Sobre o Nós, Louc@s e SUSpira

Criado em 2019, o “Nós, Louc@s” inspira-se em iniciativas históricas da luta antimanicomial gaúcha e propõe espaços de arte, cultura, diálogo e participação social como formas de enfrentamento ao isolamento, ao preconceito e às violências institucionais. Já o “SUSpira”, proposto pela Frente Parlamentar em defesa da Saúde Mental em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial, integra ações voltadas à valorização do SUS e da saúde mental pública e comunitária, com protagonismo dos serviços da RAPS e usuários da rede. Aqui você acessa informações sobre a última edição https://sites.google.com/view/4o-nos-loucos-suspira-caxias25/?utm_source=ig&utm_medium=social&utm_content=link_in_bio&fbclid=PAb21jcARq2t5leHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZA81NjcwNjczNDMzNTI0MjcAAaedH-F5a32sVA6u9slmOkZvjT8CUgjXDLtk4Vw9ND6KUa9Iey5nYwHKCUvOTA_aem_0ekZRQ4G6oDgNy0yBSVxNw .

Sobre o FGSM Serra

O Fórum Gaúcho de Saúde Mental – Núcleo Serra (FGSM Serra) atua desde 2018 na articulação de usuários, familiares, trabalhadores e militantes da saúde mental na Serra Gaúcha, em defesa de uma sociedade sem manicômios e comprometida com o cuidado humanizado e em liberdade.

Serviço

O quê: Semana Municipal da Luta Antimanicomial

Quando: De 16 a 23 de maio

Onde: Caxias do Sul – atividades presenciais e virtuais

Quanto: Gratuito

Informações: Instagram @fgsmserra

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Seminário na UCS propõe formas integradas de enfrentamento ao feminicídio

Publicado em

em

Encontro que ocorre nesta quarta-feira, dia 10 de junho, tem parceria da Secretaria da Mulher do Estado do Rio Grande do Sul.

A Universidade de Caxias do Sul, mediante a Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas e em parceria com a Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, promove o Seminário Regional – Masculinidades, Prevenção e Enfrentamento aos Feminicídios, dia 10 de junho, das 9h às 18h, no UCS Teatro – Bloco M do Campus-Sede. O encontro tem caráter multidisciplinar, se destina à comunidade acadêmica, valendo como atividade complementar, mas também aos gestores públicos e de empresas, lideranças corporativas, profissionais da rede de enfrentamento e proteção às mulheres e ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, acessando este link. As vagas são limitadas.

O Governo do RS conta com o Programa de Promoção e Proteção aos Direitos das Mulheres, incluindo decreto para disponibilizar um cofinanciamento a municípios que ainda não possuem serviços especializados para a montagem de suas estruturas de atendimento. Para viabilizar ações conjuntas, devido à complexidade do tema, a Secretaria Estadual da Mulher está realizando aproximações com as universidades comunitárias gaúchas, como a UCS. Desta forma, surgiu o propósito do Seminário em atuar no âmbito da capacitação e governança, com o objetivo de promover a prevenção do feminicídio por meio da transformação das masculinidades, enfrentando suas raízes estruturais, a exemplo do machismo, racismo, desigualdade social e a cultura da violência.

“Precisamos trabalhar na sensibilização das pessoas e no compartilhamento de boas práticas. Existem centros de referência com projetos muito representativos na região e a própria Universidade atua com os grupos de reflexão, exercendo papel fundamental na formação profissional e de cidadania, podendo contribuir para a disseminação do combate ao problema”, avalia a assessora regional da subchefia do Interior da Casa Civil do RS, Paula Ioris de Oliveira, que também é conselheira da Fundação Universidade de Caxias do Sul e será mediadora de uma das mesas de debates no Seminário.

Programação atende lateralidade sobre o tema

O evento vai tratar alguns dos princípios orientadores para o combate ao feminicídio, como a educação transformadora, e não somente punitiva. Também propõe articular a rede de apoio que envolve assistência, justiça, saúde e educação, e dar escuta ativa às mulheres e olhar ativo para o agressor e o seu contexto. Para atender aos aspectos abrangentes do feminicídio, a programação do encontro foi dividida em mesas de debates com especialistas e mediadores. O público poderá acompanhar:

* 9h30min: O Retrato do Autor de Violência Contra a Mulher no Sistema Prisional, com a professora e doutora em Direito Joice Graciele Nielsson. Mediação da professora e doutora em Letras, Paula Schild Mascarenhas.
* 11h: Entre Masculinidades e Feminismos, Interseccionalidade e Articulação, com a consultora de projetos do Instituto PROMUNDO, Angelita Herrmann. Mediação da coordenadora do curso de Ciências Jurídicas da UCS, Raquel Cristina Pereira Duarte.
* 13h30min: Grupos Reflexivos e Boas Práticas para a Rede de Proteção, com o juiz de Direito da Vara Especializada em Violência Doméstica da Comarca de Caxias do Sul, Filipe de Almeida Lemos; psicóloga do Tribunal de Justiça do RS, Nathalia Matos Pereira; assistente social no Tribunal de Justiça do RS, Lívia Seeling Segui; e juíza de Direito da Comarca de Canela, Simone Ribeiro Chalela. Mediação da integrante da Casa Civil do Governo do RS e conselheira da FUCS, Paula Ioris de Oliveira.
* 15h30min: Boas Práticas no Cuidado da Pessoa e a Gestão da Rede de Proteção de Mulheres, com a coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, Jeane Schulz; coordenadora do Centro de Referência à Mulher e da Coordenadoria da Mulher de Farroupilha, Silvana de Lima; coordenadora do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência REVIVI e da Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves, Patrícia Regina Da Rold; e o especialista em Gestão Empresarial e conselheiro especializado no tema da Invisibilidade do Cuidado, Juliano André Colombo. Mediação da secretária-adjunta da Secretaria da Mulher do RS e delegada de Polícia Civil do Estado, Viviane Nery Viegas.

O Seminário Regional – Masculinidades, Prevenção e Enfrentamento aos Feminicídios tem coordenação da vice-reitora e pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese, da coordenadora do curso de Ciências Jurídicas, Raquel Cristina Pereira Duarte, e da integrante da Casa Civil do Governo do Estado e conselheira da FUCS, Paula Ioris de Oliveira. “A Universidade reafirma, mais uma vez, o seu compromisso com a conscientização e a promoção de ações pelo fim da violência contra a mulher em todas as suas formas. Só em 2026, já tivemos a inauguração do Banco Vermelho no Campus-Sede e nos demais campi, a aula inaugural do curso de Direito que abordou a temática, e ainda dispomos de grupos permanentes de discussão, como os que fazem parte do Projeto Rosas”, enfatiza a professora Raquel.

Projeto Donna

O encerramento do Seminário será marcado pela apresentação do Projeto Donna, da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio de suas idealizadoras, a primeira-dama, Lisiane Ulian, e a vice-primeira-dama, Edilene Rech. A iniciativa conquistou recentemente o 1º lugar nacional no 13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Socioprodutiva. O Donna foi desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias municipais, parceiros e lideranças da comunidade, a partir da intenção de criar oportunidades reais e de acolhimento às mulheres, evidenciando suas potencialidades para crescer na sociedade, empreender e transformar suas realidades em busca da autonomia financeira. Conforme as idealizadoras, o projeto – que já impactou mais de 970 participantes em quase dois anos – vai além da qualificação profissional, auxiliando as mulheres de forma integral.

A premiação do Sebrae reconhece projetos inovadores realizados pelas prefeituras brasileiras e voltados ao desenvolvimento econômico, ao fortalecimento do empreendedorismo e à valorização dos talentos locais. Participaram 1.934 municípios de todos os estados.

Continue lendo

Destaque

Corpus Christi no centro de Caxias do Sul terá arrecadação de cobertores e procissão com parada no Hospital Pompéia

Publicado em

em

Organizada pelas paróquias da área central, em comunhão com a Região Pastoral de Caxias do Sul, a Missa campal presidida por Dom José Gislon vai acontecer nesta quinta-feira, 04 de junho, às 14h30min, em frente à Catedral.

A Igreja Católica se prepara para celebrar a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, que conhecemos como Corpus Christi, na quinta-feira, 04 de junho. Organizada pelas paróquias da área central, em comunhão com a Região Pastoral de Caxias do Sul, a Missa campal presidida por Dom José Gislon vai acontecer na quinta-feira, 04 de junho, às 14h30min, em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e terá como gesto concreto a arrecadação de cobertores.

Após a liturgia, o povo de Deus seguirá em procissão com o Santíssimo Sacramento, a presença real de Cristo na Eucaristia, descendo pela rua Sinimbu no sentido contrário, até a rua Marechal Floriano, passando pelo Hospital Pompéia e retornando até a Igreja-Mãe da Diocese pela avenida Júlio de Castilhos. Em frente à Catedral Diocesana, Dom José Gislon dará a bênção com o Santíssimo.

A fé leva à ação. Por isso, a comunidade é convidada a praticar a solidariedade. Além da doação de cobertores, que pode ser feita na Secretaria Catedral de segunda a sexta-feira, em horário comercial, haverá um ponto de coleta durante no início da Missa, junto à escadaria da Catedral. A oferta da Missa de Corpus Christi, bem como os cobertores arrecadados serão destinados à Campanha de Inverno Sinais de Esperança, da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul.

Para maior conforto durante a celebração, a organização informa que quem desejar poderá levar sua própria cadeira ou banqueta. Os ministros e coroinhas que vão participar da Missa são convidados a levarem suas vestes litúrgicas para o momento celebrativo.

Continue lendo

Geral

Refis 2026 tem condições especiais para regularização de débitos

Publicado em

em

Contribuintes tem até 30 de novembro para acertar as contas com o município.

A Prefeitura de Caxias do Sul lançou o Programa de Recuperação Fiscal do Município – Refis 2026, oferecendo condições especiais para que pessoas físicas e jurídicas regularizem débitos tributários e não tributários junto ao Município.

Atualmente, o Município possui aproximadamente R$ 958 milhões em créditos inscritos em dívida ativa. O Refis 2026 foi estruturado para criar uma oportunidade de regularização para contribuintes com pendências, ao mesmo tempo em que fortalece a arrecadação necessária para a manutenção dos serviços públicos e dos investimentos realizados pela Administração Municipal.

Além de representar uma oportunidade para que cidadãos e empresas regularizem sua situação fiscal com descontos e parcelamentos diferenciados, o Refis 2026 possui importância estratégica em razão da Reforma Tributária. A composição média do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá gradualmente o ISS municipal e o ICMS estadual, passará por uma transição entre 2026 e 2033, com regras de distribuição de receitas que se estenderão até 2077.

Nesse contexto, a arrecadação do ISS registrada pelos municípios possui papel importante na definição da participação futura de cada cidade na repartição das receitas do novo sistema tributário. Por isso, a recuperação de créditos neste momento contribui não apenas para o equilíbrio das contas públicas atuais, mas também para a preservação da capacidade financeira do Município no longo prazo.

O diretor da Secretaria da Receita Municipal, Mário Bortolini, explica que o programa foi estruturado considerando os desafios da transição tributária nacional. “O Refis permite a recuperação de créditos importantes para o Município e auxilia na composição da média de arrecadação do ISS, que terá reflexos na distribuição futura das receitas do novo sistema tributário. É uma medida que beneficia tanto os contribuintes quanto o planejamento financeiro da cidade.”

O programa prevê descontos de até 100% sobre juros e multas para pagamentos à vista, além de condições especiais de parcelamento, com reduções que podem chegar a 60% e 50% dos encargos, conforme a modalidade escolhida. Também está mantida a possibilidade de dação em pagamento de imóveis, com desconto de até 90% sobre juros e multas, mediante análise técnica e interesse público do Município.

Os contribuintes poderão aderir ao programa até 30 de novembro. Entretanto, este ano, os parcelamentos deverão ser concluídos até dezembro, a quantidade de parcelas disponíveis será reduzida gradualmente ao longo do período de adesão. “Quem aderir até o final de maio poderá parcelar os débitos em até oito vezes. As adesões realizadas em junho permitirão parcelamento em até sete parcelas; em julho, até seis parcelas; em agosto, até cinco parcelas; em setembro, até quatro parcelas; em outubro, até três parcelas; e, para adesões realizadas até o encerramento do programa em novembro, será possível parcelar em até duas vezes. Dessa forma, quanto antes o contribuinte aderir ao programa, maiores serão as opções de parcelamento disponíveis”, argumenta o diretor.

Continue lendo