Destaque
Mais livros, mais futuro: novo PNLL quer ampliar leitores no Brasil para 55% da população até 2036
Publicado em
2 meses atrásem
O presidente Lula participa da cerimônia de assinatura da portaria que institui o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para o período de 2026 a 2036 nesta quinta (23). O PNLL democratiza o acesso e fortalece a soberania nacional através do conhecimento.
Neste dia 23 de abril, data em que o mundo celebra o poder transformador dos livros, o Brasil dá um novo passo para ampliar o acesso à leitura. Em uma ação conjunta, o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC) assinam a portaria interministerial que institui o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para o período de 2026 a 2036.
No novo ciclo que se inicia, a ambição é elevar o percentual de leitores de 47% para 55% da população até 2035, com foco na redução do custo do livro e na expansão de livrarias no interior do País.
O evento será às 17h desta quinta-feira, 23 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e contará com a presença do presidente Lula, do ministro da Educação, Leonardo Barchini, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O gesto renova uma política pública iniciada em 2006, no governo do presidente Lula, e reafirma o compromisso do país com a formação de leitores e com o direito à palavra.
O PNLL ingressa em seu novo ciclo de 10 anos com o desafio renovado de consolidar o livro, a leitura e a escrita como bens essenciais da população brasileira. Ao longo de sua trajetória, o plano se estabeleceu como uma verdadeira Política de Estado, transcendendo gestões passageiras para se tornar um pacto social profundo, construído a muitas mãos por educadores, escritores, bibliotecários e sociedade civil desde sua gênese em 2004. Esta nova etapa reafirma a leitura não apenas como uma ferramenta funcional de alfabetização, mas como uma experiência de construção de sentidos e um pilar de sustentação para a própria democracia.
Leia também:
• MEC Livros marca meio milhão de usuários e 263 mil ‘empréstimos’; veja lista dos mais populares
Como bem define a ministra da Cultura, Margareth Menezes, essa política é o reflexo de um compromisso histórico com a emancipação do cidadão, pois, em suas palavras, a fundamental parceria entre o Ministério da Cultura e da Educação tem trazido resultados históricos. “Com o novo PNLL, estamos fortalecendo nosso Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para que ele se nutra de acervos que respeitem e promovam nossa imensa bibliodiversidade. Nosso compromisso é garantir que o livro chegue a cada canto do país, reafirmando a leitura como um pilar de soberania e de combate às desigualdades”.
O impacto real do PNLL na vida dos brasileiros é mensurável através de transformações concretas no território nacional. Desde a instituição do plano, o Brasil empreendeu um esforço monumental para zerar o déficit de municípios sem bibliotecas públicas, convertendo o que antes eram depósitos de livros em centros vibrantes de convivência, inovação tecnológica e educação continuada.
Historicamente, as ações coordenadas permitiram que o índice nacional de leitura saltasse de modestos 1,8 livro por habitante ao ano para o patamar de 4,7 livros em seus ciclos iniciais de maior mobilização. No novo ciclo que se inicia, a ambição é elevar o percentual de leitores de 47% para 55% da população até 2035, com foco na redução do custo do livro e na expansão de livrarias no interior do país. A ministra Margareth Menezes reitera que o investimento no intelecto é a melhor defesa para o futuro. “O PNLL é uma realidade ativada pela sociedade e pelos governos. O livro e a leitura são vacinas contra a desinformação e contra a deterioração intelectual que o consumo superficial de conteúdos digitais pode causar. Ao investir em políticas públicas que protejam o acesso ao conhecimento, estamos construindo um Brasil com mais dignidade para todos e todas”.
Eixos programáticos
Estruturado em quatro eixos estratégicos — Democratização do acesso, Fomento à leitura e Formação de mediadores, Valorização institucional e Desenvolvimento da economia do livro — o PNLL 2026-2035 inova ao trazer o direito à escrita criativa como uma prática central. A ideia é que o cidadão seja um produtor de cultura, especialmente em territórios periféricos, quilombolas e indígenas.
O secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, destaca que o plano funciona como um parâmetro fundamental para converter o desafio de formar uma nação leitora em metas palpáveis. “O PNLL é a nossa bússola estratégica. Ele estabelece diretrizes que nos permitem ocupar as praças, as escolas e as bibliotecas com uma agenda que coloca o livro na ‘cesta básica’ do brasileiro. A inclusão da escrita criativa e literária como um direito neste novo ciclo demonstra nossa maturidade em compreender o livro como um processo vital de produção de cidadania e de reinvenção do próprio mundo”.
Além do fortalecimento da cadeia produtiva, que visa apoiar pequenas editoras e livrarias independentes, o plano dedica atenção especial à acessibilidade plena. A meta é que todas as bibliotecas e espaços de leitura disponham de acervos em braille, libras e audiolivros, garantindo que neurodivergentes e pessoas com deficiência física ou sensorial exerçam plenamente seu direito à literatura.
Essa visão inclusiva também permite ao PNLL atuar em espaços não convencionais, como unidades prisionais e hospitais, onde a leitura atua como um instrumento de humanização e remição de pena. Encerrando sua reflexão sobre os desafios e o potencial da política, Fabiano Piúba pontua que a mobilização social é o que garante a perenidade dessas conquistas: “O futuro do PNLL está no presente e na nossa capacidade de mobilização permanente nas ruas e nas instâncias de poder. Precisamos tornar a leitura visível na agenda política e social, pois estaremos fadados ao fracasso econômico se não ampliarmos o domínio da escrita entre nossos cidadãos. O PNLL, institucionalizado por lei e fundos setoriais, é o que assegura que o Brasil siga sua rota rumo à cidadania plena”.
Destaque
Seminário reforça preparação de lideranças para atuação em desastres em Caxias do Sul
Publicado em
1 dia atrásem
22/06/2026
Evento integra as ações do Plano de Contingência do município e abordará estratégias de gestão de riscos, coordenação entre instituições e fortalecimento da resposta a eventos extremos.
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública, segue avançando na implantação do Plano de Contingência do município com mais uma ação voltada à preparação para situações de desastres. No dia 2 de julho, das 9h às 11h, será realizado o Seminário Caxiense de Liderança Política e Gestão Pública nos Desastres, na Câmara Municipal, reunindo gestores públicos, representantes da Defesa Civil, lideranças e instituições parceiras.
O Seminário tem como objetivo promover a qualificação de lideranças e fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos extremos, por meio de debates sobre governança, tomada de decisão, coordenação interinstitucional e estratégias para ampliar a resiliência dos territórios e dos serviços públicos. O público-alvo são lideranças da comunidade: vereadores, secretários municipais, presidentes de Amobs, lideranças de entidades de classe como sindicatos, associações, órgãos de segurança, etc.
A iniciativa integra o conjunto de ações previstas no Plano de Contingência, elaborado pela Prefeitura após os eventos climáticos de 2024, que causaram impactos significativos em Caxias do Sul. Além da recuperação das áreas atingidas, o município vem investindo em medidas preventivas para garantir uma resposta mais organizada e eficiente em futuras ocorrências.
O plano está sendo desenvolvido com recursos de uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que possibilitou a contratação da empresa Hopeful, especializada em gestão de desastres. O trabalho contempla um planejamento operacional baseado na realidade do município, considerando áreas de risco, recursos disponíveis, protocolos de atuação, capacitação de equipes, uso de tecnologia e comunicação com a população.
O seminário é gratuito, porém as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo link abaixo.
Cultura
Previsão de chuva transfere São João na Estação, em Caxias do Sul, para o dia 27 de junho
Publicado em
4 dias atrásem
19/06/2026
Evento junino gratuito reunirá música, dança, gastronomia típica e manifestações da cultura popular na Estação Férrea.
A organização do São João na Estação informa que o evento, inicialmente previsto para ocorrer neste sábado (20), foi transferido para o dia 27 de junho, também um sábado, em razão da previsão de instabilidade climática para os próximos dias. O horário, o local e toda a programação estão mantidos. O público poderá aproveitar o evento das 15h às 20h, no entorno da fonte luminosa da Estação Férrea, em Caxias do Sul.
Em sua primeira edição, o São João na Estação propõe transformar a região da Estação Férrea em um grande arraial urbano a céu aberto, reunindo música brasileira, oficinas de dança, gastronomia típica, brincadeiras populares, quadrilha e manifestações culturais inspiradas nas tradições juninas. Entre os destaques da programação está show de forró, além de apresentações culturais e atividades para toda a família.
A transferência busca garantir mais conforto e segurança ao público, aos artistas, expositores e equipes envolvidas, preservando a experiência planejada para o evento.
Destaque
Festa Nacional da Uva 2026 consolida resultado positivo com saldo de quase 100 mil reais
Publicado em
5 dias atrásem
18/06/2026
Balanço final destaca resultado financeiro positivo e 708 mil visitantes.
A Comissão Comunitária da 35ª Festa Nacional da Uva apresentou nesta quinta-feira (18/06), no Centro de Eventos, o balanço final, com os principais números da edição. Realizada de 19 de fevereiro a 8 de março, com o tema “Fruto de um Sonho Imigrante”, a Festa reuniu, em Caxias do Sul, 708 mil visitantes e distribuiu 150 toneladas de uva gratuitamente. Só no estacionamento do Parque de Exposições foram contabilizados 65 mil veículos. E a equipe de receptivo atendeu 442 excursões de turistas, nos 18 dias de Festa. Números que reforçam a relevância da Festa para a movimentação econômica e turística do município.
O presidente da Comissão Comunitária Fernando Bertotto abriu a coletiva agradecendo o envolvimento de todos que realizaram o evento. Em seguida, o prefeito Adiló Didomenico e o vice-prefeito Édson Nespolo ressaltaram que mais do que resultados financeiros é importante que todos percebam a relevância da Festa na movimentação econômica e turística de Caxias do Sul.
O resultado financeiro foi positivo em R$99.890. As despesas para a realização de um evento do porte da festa da Uva passam dos R$19 milhões, e, para cobrir esse custo são arrecadadas verbas por meio de patrocínio direto, verba da Lei de Incentivo à Cultura Federal, Lei de Incentivo à Cultura Estadual, Convênio com a Prefeitura de Caxias do Sul, venda de espaços para expositores e bilheteria. O valor de R$ 6 milhões, investido pela Prefeitura de Caxias do Sul na 35ª Festa Nacional da Uva, foi usado da seguinte forma:
Operação UVAS – Compra de 130 toneladas de uva, pagamento da logística de transporte, despesas de armazenagem, embalagem para transporte, embalagem para entrega das Uvas. Pallets para uvas, num total de R$854mil.
Serviços – Instalação de gás, hidráulica e elétrica. Aluguel de rádios comunicadores, aluguel de carrinhos elétricos, serviço de nutricionista, ECAD e PPCI, num total de R$200mil
Locação de Cenários e Montagem Geral do Evento – Projeto, Construção temporária dos estandes, palco, camarins, cenografia e arquibancadas. Aluguel de Banheiros Químicos e Sinalização do Parque, num total de R$3 milhões.
Segurança do Evento – Serviço de Segurança do Evento desempenhado pela Brigada Militar – RS 1.446.000
Serviços de Limpeza e Segurança Privada – Serviços de Segurança e Limpeza desempenhados por empresa privada e compras de insumos para limpeza, num total de R$ 400 mil
Controle de Acessos – Serviços de Bilheteria, controle de acessos e mão de obra para entrega e distribuição de uvas. Credenciamento de Pessoas e insumos para Credenciais. Total de R$100 mil.
Para o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, o balanço marca uma despedida com a certeza de que seu trabalho voluntário à frente de três edições da Festa valeu a pena. “O que mais importa é que a Festa da Uva 2026 foi um sucesso. Saio com a certeza do dever cumprido. Esta edição encerra com caixa financeiro positivo, aumentamos o público e trouxemos o caxiense de volta para o maior evento comunitário do país”, afirma.
O Total do público ficou em 708 mil visitantes, sendo 94 mil pessoas nos Jogos Coloniais e Calendário Esportivo, público total de 110 mil pessoa nos Desfiles Cênicos e 504 mil visitantes no Parque de Exposições, número impulsionado pela gratuidade nas duas segundas e duas terças-feiras do evento. Nestes dias, a Comissão sugeriu a doação de um quilo de alimento e, no total, foram arrecadados 12.078 quilos. Tudo foi doado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.
Nas redes sociais, a Festa chegou a 322 mil seguidores e, somando mídia on e offline, redes sociais e editoriais, registrou 180 milhões de pessoas impactadas.
A edição de 2026 reuniu 424 expositores. A pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul (IPES/UCS), entre 22 de fevereiro e 8 de março, ouviu 257 expositores e 1.281 visitantes. Entre os expositores, o grau geral de satisfação passou de 57% em 2024 para 72% em 2026. A percepção sobre volume de vendas também cresceu, de 43% para 71%, enquanto o indicador de potenciais negócios subiu de 56% para 72%. Outro avanço relevante foi a satisfação do público nos finais de semana, que passou de 36% para 74%.
Entre os visitantes, a satisfação geral ficou em 86,3%. A pesquisa apontou avanços em itens ligados à experiência do público, como sinalização externa, que passou de 75,8% para 89,3%; venda de uva, de 77,3% para 90%; sinalização interna, de 76,3% para 86,8%; limpeza dos banheiros, de 84% para 90,3%; e equipe de recepção, de 84,8% para 90,4%. O levantamento também apontou que 70,2% dos visitantes recomendam a Festa da Uva e que a presença do público caxiense no evento aumentou de 45,4% em 2024 para 69,1% em 2026.
A avaliação dos visitantes também destacou índices positivos em pontos estruturais e de atendimento. Segurança registrou 90,5% de satisfação, limpeza dos pavilhões chegou a 90,9%, atendimento nas bilheterias atingiu 90,3% e a qualidade da alimentação ficou em 89,4%. A pesquisa ainda indicou pontos de atenção para as próximas edições, como conforto térmico, preço do ingresso, ventilação, estacionamento, bebedouros e preço das refeições.
No encerramento, a Rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti e as Princesas Júlia Dalegrave Scopel e Letícia Comin da Silva se emocionaram ao recordar os 18 dias mais intensos de suas vidas e todo o trabalho desenvolvido, em conjunto com a Comissão Comunitária, de forma voluntária, para a divulgação da Festa.
Com 95 anos de história, a Festa Nacional da Uva encerra a edição de 2026 com resultado financeiro positivo, forte presença de público, incremento turístico, desempenho comercial relevante para os expositores e indicadores que contribuem para o planejamento das próximas edições.
Festa Nacional da Uva 2026 consolida resultado positivo com saldo de quase 100 mil reais
Tema da feira do Livro deste ano será “Praça em Prosa e Verso”
Previsão de chuva transfere São João na Estação, em Caxias do Sul, para o dia 27 de junho
Seminário reforça preparação de lideranças para atuação em desastres em Caxias do Sul
Seminário reforça preparação de lideranças para atuação em desastres em Caxias do Sul
Tema da feira do Livro deste ano será “Praça em Prosa e Verso”
Previsão de chuva transfere São João na Estação, em Caxias do Sul, para o dia 27 de junho
Festa Nacional da Uva 2026 consolida resultado positivo com saldo de quase 100 mil reais


