Conecte-se conosco

Destaque

Mais livros, mais futuro: novo PNLL quer ampliar leitores no Brasil para 55% da população até 2036

Publicado em

em

Agência Gov | Via MinC

O presidente Lula participa da cerimônia de assinatura da portaria que institui o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para o período de 2026 a 2036 nesta quinta (23). O PNLL democratiza o acesso e fortalece a soberania nacional através do conhecimento.

Neste dia 23 de abril, data em que o mundo celebra o poder transformador dos livros, o Brasil dá um novo passo para ampliar o acesso à leitura. Em uma ação conjunta, o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC) assinam a portaria interministerial que institui o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) para o período de 2026 a 2036.

No novo ciclo que se inicia, a ambição é elevar o percentual de leitores de 47% para 55% da população até 2035, com foco na redução do custo do livro e na expansão de livrarias no interior do País.

O evento será às 17h desta quinta-feira, 23 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e contará com a presença do presidente Lula, do ministro da Educação, Leonardo Barchini, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O gesto renova uma política pública iniciada em 2006, no governo do presidente Lula, e reafirma o compromisso do país com a formação de leitores e com o direito à palavra.

O PNLL ingressa em seu novo ciclo de 10 anos com o desafio renovado de consolidar o livro, a leitura e a escrita como bens essenciais da população brasileira. Ao longo de sua trajetória, o plano se estabeleceu como uma verdadeira Política de Estado, transcendendo gestões passageiras para se tornar um pacto social profundo, construído a muitas mãos por educadores, escritores, bibliotecários e sociedade civil desde sua gênese em 2004. Esta nova etapa reafirma a leitura não apenas como uma ferramenta funcional de alfabetização, mas como uma experiência de construção de sentidos e um pilar de sustentação para a própria democracia.

Leia também:
• MEC Livros marca meio milhão de usuários e 263 mil ‘empréstimos’; veja lista dos mais populares

Como bem define a ministra da Cultura, Margareth Menezes, essa política é o reflexo de um compromisso histórico com a emancipação do cidadão, pois, em suas palavras, a fundamental parceria entre o Ministério da Cultura e da Educação tem trazido resultados históricos. “Com o novo PNLL, estamos fortalecendo nosso Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas para que ele se nutra de acervos que respeitem e promovam nossa imensa bibliodiversidade. Nosso compromisso é garantir que o livro chegue a cada canto do país, reafirmando a leitura como um pilar de soberania e de combate às desigualdades”.

O impacto real do PNLL na vida dos brasileiros é mensurável através de transformações concretas no território nacional. Desde a instituição do plano, o Brasil empreendeu um esforço monumental para zerar o déficit de municípios sem bibliotecas públicas, convertendo o que antes eram depósitos de livros em centros vibrantes de convivência, inovação tecnológica e educação continuada.

Historicamente, as ações coordenadas permitiram que o índice nacional de leitura saltasse de modestos 1,8 livro por habitante ao ano para o patamar de 4,7 livros em seus ciclos iniciais de maior mobilização. No novo ciclo que se inicia, a ambição é elevar o percentual de leitores de 47% para 55% da população até 2035, com foco na redução do custo do livro e na expansão de livrarias no interior do país. A ministra Margareth Menezes reitera que o investimento no intelecto é a melhor defesa para o futuro. “O PNLL é uma realidade ativada pela sociedade e pelos governos. O livro e a leitura são vacinas contra a desinformação e contra a deterioração intelectual que o consumo superficial de conteúdos digitais pode causar. Ao investir em políticas públicas que protejam o acesso ao conhecimento, estamos construindo um Brasil com mais dignidade para todos e todas”.

Eixos programáticos

Estruturado em quatro eixos estratégicos — Democratização do acesso, Fomento à leitura e Formação de mediadores, Valorização institucional e Desenvolvimento da economia do livro — o PNLL 2026-2035 inova ao trazer o direito à escrita criativa como uma prática central. A ideia é que o cidadão seja um produtor de cultura, especialmente em territórios periféricos, quilombolas e indígenas.

O secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, destaca que o plano funciona como um parâmetro fundamental para converter o desafio de formar uma nação leitora em metas palpáveis. “O PNLL é a nossa bússola estratégica. Ele estabelece diretrizes que nos permitem ocupar as praças, as escolas e as bibliotecas com uma agenda que coloca o livro na ‘cesta básica’ do brasileiro. A inclusão da escrita criativa e literária como um direito neste novo ciclo demonstra nossa maturidade em compreender o livro como um processo vital de produção de cidadania e de reinvenção do próprio mundo”.

Além do fortalecimento da cadeia produtiva, que visa apoiar pequenas editoras e livrarias independentes, o plano dedica atenção especial à acessibilidade plena. A meta é que todas as bibliotecas e espaços de leitura disponham de acervos em braille, libras e audiolivros, garantindo que neurodivergentes e pessoas com deficiência física ou sensorial exerçam plenamente seu direito à literatura.

Essa visão inclusiva também permite ao PNLL atuar em espaços não convencionais, como unidades prisionais e hospitais, onde a leitura atua como um instrumento de humanização e remição de pena. Encerrando sua reflexão sobre os desafios e o potencial da política, Fabiano Piúba pontua que a mobilização social é o que garante a perenidade dessas conquistas: “O futuro do PNLL está no presente e na nossa capacidade de mobilização permanente nas ruas e nas instâncias de poder. Precisamos tornar a leitura visível na agenda política e social, pois estaremos fadados ao fracasso econômico se não ampliarmos o domínio da escrita entre nossos cidadãos. O PNLL, institucionalizado por lei e fundos setoriais, é o que assegura que o Brasil siga sua rota rumo à cidadania plena”.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Tributo a Janis Joplin abre temporada “Rock em Cena” do Caixa Acústica, em Caxias do Sul

Publicado em

em

Show com Bruna Toledo & Big Company acontece no dia 1º de julho, no Teatro do Sesc

A força do blues-rock e a intensidade de uma das vozes mais marcantes da história da música darão início à nova temporada do Caixa Acústica, projeto cultural do Sesc Caxias do Sul. No dia 1º de julho, a cantora Bruna Toledo e a banda Big Company sobem ao palco do Teatro do Sesc com o espetáculo “Janis Joplin Tributo”, abrindo oficialmente a edição 2026 do projeto, que neste ano traz o tema “Rock em Cena”.

A apresentação propõe uma imersão no universo da artista norte-americana que se tornou símbolo da contracultura e do rock nos anos 1960. Com interpretações marcantes e forte presença de palco, Bruna Toledo revisita diferentes fases da trajetória de Janis Joplin, acompanhada pela sonoridade potente da Big Company, banda dedicada a manter viva a essência do rock clássico.

No repertório, clássicos como Cry Baby e Piece of My Heart conduzem o público por uma experiência carregada de emoção, liberdade e intensidade — características que eternizaram Janis como um dos maiores nomes femininos da história do rock. Além da fidelidade musical, o espetáculo aposta em uma atmosfera intimista e envolvente, dialogando diretamente com a proposta do Caixa Acústica de aproximar artistas e plateia em apresentações mais sensíveis e autênticas dentro do teatro.

Criado em 2018, o projeto do Sesc Caxias do Sul chega à sua 4ª temporada consolidado como espaço de valorização da música ao vivo e da cena artística regional. Em julho, a programação ainda contará com tributos ao NX Zero, Legião Urbana e Reação em Cadeia. Os ingressos para o show estão disponíveis a partir de R$10 no SAC da Unidade e pelo site do Sesc/RS, em www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais/. O público também pode adquirir passaporte para os quatro espetáculos da temporada, com valores promocionais. 

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Programação:

01/07 (quarta-feira)

Bruna Toledo & Big Company canta Janis Joplin

Sinopse: A Big Company é uma banda dedicada a manter viva a chama do rock clássico, trazendo aos palcos um intenso tributo à lendária Janis Joplin. Inspirado na força e autenticidade da artista, o projeto mergulha na sonoridade blues-rock e na energia crua que marcaram sua trajetória e a contracultura dos anos 60. Com destaque para a interpretação marcante de Bruna Toledo, o show combina fidelidade musical e personalidade própria, recriando momentos emblemáticos da carreira de Joplin — desde sua fase com a Big Brother and the Holding Company até sua consagração solo. No repertório, clássicos como Cry Baby e Piece of My Heart conduzem o público por uma experiência intensa, repleta de emoção, liberdade e potência — características eternizadas pela Rainha do Rock’n’Roll.

08/07 (quarta-feira)

Newd canta NX Zero

Sinopse: A NEWD é uma banda de Street Rock formada em 2014, em Caxias do Sul (RS). Com mais de 150 shows e presença em diversos festivais, já dividiu o palco com nomes como Fresno, NX Zero e Strike. A banda combina músicas autorais — como os trabalhos Transcendente (2016), Reversão (2018) e os singles Dia Colorido e #BóraNEWD (2021) — com um show tributo ao NX Zero, conquistando um público fiel e crescente.

22/07 (quarta-feira)

Tributo a Legião Urbana/RS

Sinopse: Fundado em 08 de dezembro de 2018, inicialmente sob o nome Monte Castelo, o Tributo Legião Urbana RS rapidamente conquistou seu espaço no cenário musical do sul do Brasil. Ao longo de sua trajetória, a banda realizou inúmeras apresentações em Caxias do Sul (RS) e em diversas cidades do estado, reunindo grandes públicos e lotando casas noturnas, pubs e eventos. Em vários momentos, alcançou recordes de público, consolidando-se como uma das principais bandas tributo da região.

29/07 (quarta-feira)

Banda Ouse canta Reação em Cadeia

Sinopse: A OUSE é uma banda de rock formada em Caxias do Sul (RS), com uma sonoridade marcante e presença envolvente, o grupo vem se destacando como uma das promessas do rock no sul do Brasil, com participações em festivais e uma agenda intensa de shows. Suas músicas combinam a energia visceral do rock com reflexões profundas, abordando temas como perdas, amor e lutas. Influenciada por diferentes vertentes, a banda cria uma atmosfera única, com arranjos envolventes e letras impactantes. Em constante crescimento, a OUSE consolida sua identidade ao lançar novos trabalhos, proporcionando experiências intensas e memoráveis ao público.

Continue lendo

Destaque

Seminário reforça preparação de lideranças para atuação em desastres em Caxias do Sul

Publicado em

em

Evento integra as ações do Plano de Contingência do município e abordará estratégias de gestão de riscos, coordenação entre instituições e fortalecimento da resposta a eventos extremos.

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública, segue avançando na implantação do Plano de Contingência do município com mais uma ação voltada à preparação para situações de desastres. No dia 2 de julho, das 9h às 11h, será realizado o Seminário Caxiense de Liderança Política e Gestão Pública nos Desastres, na Câmara Municipal, reunindo gestores públicos, representantes da Defesa Civil, lideranças e instituições parceiras.

O Seminário tem como objetivo promover a qualificação de lideranças e fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos extremos, por meio de debates sobre governança, tomada de decisão, coordenação interinstitucional e estratégias para ampliar a resiliência dos territórios e dos serviços públicos. O público-alvo são lideranças da comunidade: vereadores, secretários municipais, presidentes de Amobs, lideranças de entidades de classe como sindicatos, associações, órgãos de segurança, etc.

A iniciativa integra o conjunto de ações previstas no Plano de Contingência, elaborado pela Prefeitura após os eventos climáticos de 2024, que causaram impactos significativos em Caxias do Sul. Além da recuperação das áreas atingidas, o município vem investindo em medidas preventivas para garantir uma resposta mais organizada e eficiente em futuras ocorrências.

O plano está sendo desenvolvido com recursos de uma parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que possibilitou a contratação da empresa Hopeful, especializada em gestão de desastres. O trabalho contempla um planejamento operacional baseado na realidade do município, considerando áreas de risco, recursos disponíveis, protocolos de atuação, capacitação de equipes, uso de tecnologia e comunicação com a população.

O seminário é gratuito, porém as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo link abaixo.

Continue lendo

Cultura

Previsão de chuva transfere São João na Estação, em Caxias do Sul, para o dia 27 de junho

Publicado em

em

Divulgação

Evento junino gratuito reunirá música, dança, gastronomia típica e manifestações da cultura popular na Estação Férrea.

A organização do São João na Estação informa que o evento, inicialmente previsto para ocorrer neste sábado (20), foi transferido para o dia 27 de junho, também um sábado, em razão da previsão de instabilidade climática para os próximos dias. O horário, o local e toda a programação estão mantidos. O público poderá aproveitar o evento das 15h às 20h, no entorno da fonte luminosa da Estação Férrea, em Caxias do Sul.

Em sua primeira edição, o São João na Estação propõe transformar a região da Estação Férrea em um grande arraial urbano a céu aberto, reunindo música brasileira, oficinas de dança, gastronomia típica, brincadeiras populares, quadrilha e manifestações culturais inspiradas nas tradições juninas. Entre os destaques da programação está show de forró, além de apresentações culturais e atividades para toda a família.

A transferência busca garantir mais conforto e segurança ao público, aos artistas, expositores e equipes envolvidas, preservando a experiência planejada para o evento.

Continue lendo