Conecte-se conosco

Sem categoria

Comissão de Saúde quer informações sobre o conserto do Raio-X na UPA da Zona Norte

Publicado em

em

A máquina está sem funcionar há mais de 1 mês, o que estaria causando sobrecarga na UPA Central, com aumento nas filas de espera.

Informações sobre a necessidade de conserto no Raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte foram solicitadas pela Comissão de Saúde, presidida pela vereadora Estela Balardin/PT. As questões estão no requerimento 14/2026, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (05/05). O texto aponta que a máquina está sem funcionamento há mais de 1 mês, o que estaria causando sobrecarga na UPA Central, com aumento nas filas de espera. Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.

Entre outras perguntas, estão previsões para restabelecimento do serviço; medidas emergenciais já adotadas; se há planejamento com outras empresas para situações assim; medidas administrativas para que o problema seja solucionado em definitivo. Coube ao vereador Hiago Morandi/PL, que integra o grupo parlamentar, detalhar os questionamentos.

Líder do governo na Casa, o vereador Calebe Garbin/PP informou que a previsão de chegada da peça, para retomar as funcionalidades do aparelho, é nesta quinta-feira (07/05). “Hoje, Caxias soma 49 cidades atendidas. Desde 2013, a tabela SUS não é corrigida. Os valores dos governos federal e do Estado estão muito aquém do necessário. A Prefeitura investe entre 27% e 28% do orçamento em saúde, sendo que o mínimo constitucional é de 15%”, ponderou o progressista.

Por outro lado, diversos vereadores sustentaram o tom crítico à situação do setor, na cidade, avançando em relação ao problema do Raio-X. Andressa Marques/PCdoB sugeriu que o Hospital Saúde se torne público e municipal, para auxiliar no atendimento às demandas. Estela atentou para a possibilidade de novo estado de greve, pelos profissionais, diante da incerteza de salário em dia.

Além da vereadora-presidente Estela Balardin/PT, fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Hiago Morandi/PL, José Abreu Jack/PDT e Juliano Valim/PSD.

REQUERIMENTO PEDIDO DE INFORMAÇÕES AO PREFEITO (ART. 176, III) Nº 14/2026 (votação)

WAGNER PETRINI (Presidente) PSB

ALDONEI MACHADO PSDB Voto favorável 10:45:42

ALEXANDRE PRESTES BORTOLUZ PROGRESSISTAS Voto favorável 10:46:03

ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Voto favorável 10:45:54

ANDRESSA MALLMANN BASSANI PDT Voto favorável 10:45:46

CALEBE BECHER GARBIN PROGRESSISTAS Voto favorável 10:45:46

CLÁUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Voto favorável 10:45:33

CRISTIANO BECKER DA SILVA PRD Voto favorável 10:45:21

DAIANE MELLO PL Voto favorável 10:45:24

ELISANDRO FIUZA GONÇALVES REPUBLICANOS Voto favorável 10:45:31

ESTELA BALARDIN DA SILVA PT Voto favorável 10:45:24

HIAGO STOCK MORANDI NOVO Voto favorável 10:45:29

JOÃO JOCEMAR UEZ PEZZI REPUBLICANOS Voto favorável 10:45:20

JOSÉ DE JESUS FREITAS ABREU PDT Voto favorável 10:45:24

JOSE PASCUAL DAMBRÓS PSB Parlamentar ausente

JULIANO VALIM SOARES PSD Voto favorável 10:45:23

LUCAS CAREGNATO PT Voto favorável 10:45:45

MARISOL SANTOS PSDB Voto favorável 10:45:46

PEDRO RODRIGUES PL Voto favorável 10:45:22

RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Voto favorável 10:45:23

ROSE FRIGERI PT Parlamentar ausente

SANDRA BONETTO NOVO Voto favorável 10:45:25

SANDRO LUIZ FANTINEL REPUBLICANOS Parlamentar ausente

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Secretaria de Trânsito anuncia Linha Circular Rodoviária-Fórum

Publicado em

em

Serviço oferecerá transporte na região central próximo a outros pontos de movimento, como a Prefeitura, a FSG e a UPA Central.
Para ampliar opções de transporte público na região central, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), por meio da concessionária Caxias Urbano, colocará em operação a Linha Circular Rodoviária-Fórum, a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de junho.

A linha já operou, chamada de L86 – Circular Central, e será reativada como L.109 para contemplar deslocamentos estratégicos. A SMTTM anunciou a novidade na reunião da União das Associações de Bairros (UAB), no último sábado. 

O ônibus passará nas proximidades de importantes pontos de interesse público. Entre eles, a Rodoviária, o Fórum, o Bourbon Shopping San Pellegrino, a Prefeitura, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), a UPA Central e o Hospital Saúde, como demonstrado no mapa em anexo.

A linha será atendida por um veículo, operando com frequência de 40 minutos, de segunda-feira a sábado. Atenderá das 6h, com saída da Rodoviária, às 20h. Passará pelas ruas Ernesto Alves, Vereador Mário Pezzi, Os Dezoito do Forte, Dr. Montaury, Dom José Baréa, Marcílio Dias, Avenida Independência, Tronca, Marechal Floriano e Coronel Flores. Cada volta completa da linha terá cerca de 7 quilômetros de extensão.

Continue lendo

Sem categoria

Sindilojas Caxias orienta comércio local para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

Publicado em

em

Entidade reforça regras da CCT e bom senso nas relações de trabalho.

A rotina do comércio varejista em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo deve ser organizada com atenção às Convenções Coletivas de Trabalho vigentes e ao diálogo entre empregadores e empregados. A orientação é do Sindilojas Caxias, que reforça que não há previsão específica em norma coletiva sobre a abertura e o funcionamento dos estabelecimentos durante as partidas do Brasil.

Dessa forma, a entidade recomenda que os lojistas estejam cientes das disposições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Geral e na CCT de Domingos e Feriados, especialmente quando os jogos ocorrerem aos domingos. Nesses casos, as regras já estabelecidas para o funcionamento do comércio devem ser respeitadas.

O Sindilojas Caxias destaca que deve prevalecer o bom senso nas relações de trabalho. Caso haja interesse das partes em utilizar o banco de horas nos horários dos jogos da Seleção Brasileira, é necessário observar as disposições da cláusula trigésima segunda, § 6º, da CCT Geral aplicável às bases de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. Para Antônio Prado, deve ser considerada a cláusula vigésima quinta, § 5º, da respectiva CCT.

O Sindilojas ressalta que está garantida a livre iniciativa, cabendo a cada estabelecimento comercial decidir sobre a manutenção ou não do atendimento durante os jogos.

As empresas poderão, de comum acordo com o funcionário, optar pela realização das atividades de forma interna, observando as necessidades operacionais e as condições previamente ajustadas entre as partes. No caso das lojas localizadas em shopping centers, os lojistas deverão seguir as orientações da administração do empreendimento, sempre observando e respeitando as Convenções Coletivas de Trabalho vigentes. 

A entidade reforça que, em caso de dúvidas, os lojistas podem entrar em contato com o setor jurídico do Sindilojas Caxias pelo telefone (54) 4009-5517 ou pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br, para receber orientação sobre a correta aplicação das normas coletivas.

Continue lendo

Sem categoria

Parada do Orgulho LGBT+ leva cores e vibração à Avenida Paulista e comemora a trigésima edição

Publicado em

em

Ato deste ano lembra a importância do voto nas eleições.

No ano em que está celebrando 30 anos de existência, a Parada do Orgulho LGBT+ trouxe para as ruas muitas cores, muita vibração, muitas fantasias e muita bateção de leques. Enquanto as atrações dos trios elétricos ainda não tinham começado, o público se divertia tirando fotos com as diversas drags queens que passaram pela Avenida Paulista.

Uma que atendeu a diversos pedidos de fotos foi a DragZonna. “A Parada é uma representação importante”, disse ela. “Queremos mostrar nossa resistência e nossa força criativa para esse mundo porque só queremos alegria e colorido. Nosso movimento e nossa existência sempre estão ameaçados e podemos ser pegos de surpresa a qualquer momento para perder nossos direitos. Sempre estão à espreita e precisamos nos juntar para escolhermos boas pessoas que nos representem bem nesse Congresso e nesse governo”.

Neste ano, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo se manifesta com 14 trios elétricos, contando com a presença de artistas como Pabllo Vittar, Urias, Gloria Groove, Pepita, Diego Martins, Jup do Bairro, Melody, MC Soffia, Isma, Katy da Voz e As Abusadas, MC Trans, Zumbicore e Thiago Pantaleão, além da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello. A Parada tem início na Avenida Paulista, mas seguirá em caminhada até a Praça da República.

Urna Gigante

A parada também levou para as ruas de São Paulo uma imensa urna para alertar sobre a importância do voto. Chamada de Votinho, a urna foi colocada em um ponto de destaque na Avenida Paulista chamando a atenção para o tema do evento neste ano – 30 Anos Parada SP: A rua convoca, a urna confirma.

E para marcar esse debate, os participantes da Parada levaram para as ruas não só as cores do arco-íris, símbolo do movimento, como também as cores da bandeira brasileira. 

Apesar da alegria pela seleção e pelo evento, Santana reforçou que se preocupa com os resultados das próximas eleições. “Essa Parada pode ser a última da nossa vida, dependendo do que vamos encontrar na eleição que está por vir. É preciso dar resistência e consciência para as pessoas para mostrar que não podemos perder essa luta e essa batalha. Foram 30 anos só de parada e essa é uma conquista imensa”, reforçou. “Votem conscientes porque o voto LGBTQIA+ é muito importante porque podemos não ter mais a Parada ou não sermos mais respeitados e termos garantidos os nossos direitos”.

Continue lendo