Conecte-se conosco

Saúde

Com a chegada dos dias frios, Prefeitura de Caxias intensifica ações na área da saúde

Publicado em

em

Foto por Ricardo Rech

Mutirão de atendimentos e vacinação, contratação de médicos e comitê de monitoramento são algumas das realizações promovidas Secretaria da Saúde.

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica as ações na área da saúde com a chegada dos dias frios.

Primeira medida adotada pelo município, ainda no final de maio, foi a publicação do Decreto de Emergência em Saúde em razão da situação epidemiológica de aumento da circulação dos vírus respiratórios, comuns no inverno. O cenário que levou à edição do decreto apresentava dados expressivos de risco sanitário, conforme descrito no Alerta nº 04/2025 e nos boletins emitidos pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde como aumento de 56% nas notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas semanas 18 a 20 de maio; superlotação da rede hospitalar, com 127 pacientes aguardando regulação no dia 28 de maio; maior concentração de casos em crianças menores de 2 anos e idosos; e registro de 46 óbitos por SRAG (pacientes SUS e privado) até a semana 21 de maio, sendo 85% em pessoas acima de 60 anos.

O Decreto de Emergência é uma situação preventiva para evitar um estado de calamidade no Município, principalmente, no que se refere à ocupação de leitos. Além disso, com a vigência do Decreto será possível agilizar a contratação de 21 mil horas médicas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso representa 63 mil consultas e permitirá maior resolutividade dos atendimentos de síndrome respiratória na Atenção Primária, desafogando os serviços de urgência e emergência.

MUTIRÃO DA SAÚDE: Embora Caxias do Sul já tenha aplicado mais de 103 mil doses da vacina contra a gripe, a adesão dos grupos prioritários ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Para aumentar a adesão desses grupos, a SMS já realizou dois “Dias D” em abril e maio e, neste sábado (14/06), fará um Mutirão de Saúde, e dentre os serviços a serem ofertados, estará a vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h.

Além disso, a Secretaria da Saúde já solicitou ao Governo do Estado o repasse de mais 10 mil doses de vacina contra a gripe e também 1500 tratamentos completos de Tamiflu, a fim de amenizar os efeitos dos vírus respiratórios. Somente em maio de 2025, foram dispensados 993 tratamentos de Tamiflu em Caxias do Sul.

CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS: Nesta sexta-feira (13/06) será publicada a classificação final dos médicos inscritos para contratação emergencial. Serão contratados seis médicos de 40 horas para atuar em UBSs. Esses profissionais estarão atendendo a população em até 20 dias.

Este ano já foram nomeados 21 médicos aprovados em concurso para Estratégia de Saúde da Família de 40h e, destes, somente sete entraram em exercício. Também foram nomeados 23 médicos clínicos de 20h para atender em UBSs e somente nove entraram em exercício. Em março, a SMS aderiu ao novo ciclo do Programa Mais Médicos, porém, até o momento, o Ministério da Saúde ainda não designou nenhum profissional para o Município. Atualmente, Caxias do Sul aguarda a reposição de seis profissionais do Programa.

TELEMEDICINA: A Telemedicina já está em fase de implantação. A previsão será atender 400 consultas clínicas/mês e 25.200 consultas especializadas por ano, nas áreas de cardiologia, endocrinologia, reumatologia, psiquiatria, psicoterapia adulto, neurologia adulto, psiquiatria pediátrica, psicoterapia pediátrica e neurologia pediátrica. Além disso, já estão disponíveis mais 3 mil consultas em neuropediatria e 1400 consultas em psiquiatria infantil presenciais também contratualizadas.

Mensalmente, a SMS realiza mais de 20 mil consultas e exames especializados e não há nenhuma criança classificada como alta prioridades nas áreas de neurologia e psiquiatria aguardando por atendimento.

São realizadas mais de 38 mil consultas mês nas UBS e aproximadamente 24 mil atendimentos nas UPAs e mais de 80 mil exames complementares.

NOVAS MEDIDAS: A Secretaria Municipal da Saúde não descarta a compra de leitos para internação de doenças respiratórias nem de ampliar a disponibilidade de consultas médicas nas UPAs como medidas complementares, assim como foi feito nos anos anteriores. Também será criado um Comitê de Monitoramento da Saúde, com o objetivo de acompanhar de perto a situação na medida que se aproxima o inverno, envolvendo serviços da administração municipal, hospitais e demais entidades da área da saúde.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vacina Caxias ocorre no próximo sábado na Praça Dante Alighieri

Publicado em

em

Secretaria da Saúde

4ª edição integra a programação do aniversário de 136 anos da cidade e contará com dois pontos de vacinação na área central. As UBSs não atenderão neste sábado.

Ao invés de ocorrer no último sábado do mês, a Campanha Vacina Caxias, que estará na sua quarta edição, será antecipada para este sábado, dia 20 de junho, e totalmente concentrada na Praça Dante Alighieri, sem o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste dia – nem no último sábado do mês -, mas com o reforço de servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e parceiros, como as unidades da Cruz Vermelha e do Sesc Saúde Preventiva, do Rotary Clube e da FSG. O horário de atendimento será das 10h às 16h. Serão mais de 30 tipos de doses ofertadas à população, principalmente a da gripe (Influenza), para toda a população. E a SMS terá três estruturas para ampliar a imunização. A opção do dia 20 ocorre justamente porque Caxias do Sul completa 136 anos nesta data. Em caso de chuva, a vacinação será cancelada.

A unidade do Sesc está instalada na praça desde 20 de maio e seguirá até o começo de julho para a vacinação do calendário, exceto para crianças com menos de 6 anos, em razão de uma determinação do Estado. Nas outras três edições do Vacina Caxias, assim como no dia 20 de junho, o ônibus da Cruz Vermelha estará presente, também com reforço de voluntários. A diretora de Vigilância em Saúde, Magda Teles, ainda confirmou o apoio do Rotary Clube, que vai ajudar nas filas, já que se espera um grande contingente de caxienses, e a FSG irá auxiliar nas aplicações das vacinas e organização do evento. A empresa XPlay também presta apoio com internet.

O secretário da Saúde, Rafael Bueno, ressaltou a necessidade de o Município elevar o índice de imunização a todos os públicos. “Será um dia de comemoração, de vacinação pela vida. Pelo aniversário da nossa Caxias do Sul, que temos de festejar, e também um grande encontro pela imunização, pela prevenção. Temos que fazer o possível para levar as vacinas a todas as pessoas. Vamos em busca de cada braço que precisar de uma vacina”, destacou, conclamando que pessoas compareçam.

Para receber a imunização, o cidadão deve levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Nas três edições anteriores do Vacina Caxias, 10.361 doses foram aplicadas, sendo a maioria contra a gripe Influenza 6.561 (63,3%).

Números atuais da Influenza

Grupos prioritários – 55.512 (45,07%) – Meta de atingir pelo menos 90% de 123.163

Crianças (menores de 6 anos) – 9.555 (34,48%) – Meta de chegar a 27.715

Idosos (acima de 60 anos) – 44.347 (48,29%) – Meta alcançar 91.843 

Grupos não prioritários – 16.308 

Continue lendo

Destaque

Sesc Caxias do Sul promove palestra sobre prevenção de quedas na população idosa

Publicado em

em

Divulgação SESC

Atividade alusiva ao Dia Mundial da Prevenção de Quedas aborda cuidados para preservar a autonomia, a segurança e a qualidade de vida na maturidade.

Com o objetivo de conscientizar sobre um dos principais desafios relacionados à saúde da população idosa, o Sesc Caxias do Sul realiza a palestra “Reflexões sobre Prevenção de Quedas”, ministrada pela educadora física e instrutora da Academia do Sesc, Shaiane Dutra. A atividade integra as mobilizações pelo Dia mundial de Prevenção de Quedas, acontece dia 19 de junho, no Teatro do Sesc Caxias do Sul, às 14, e é voltada a grupos de convivência e demais serviços que atendem pessoas idosas no município Durante o encontro, serão abordados fatores de risco, estratégias de prevenção e a importância da adoção de hábitos que contribuam para a manutenção da autonomia e da qualidade de vida.

Consideradas um importante problema de saúde pública, as quedas estão entre as principais causas de internação hospitalar por acidentes entre pessoas idosas no Brasil. Dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) apontam que esse tipo de ocorrência representa uma parcela significativa dos atendimentos relacionados a acidentes nessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% das pessoas idosas sofrem ao menos uma queda por ano, sendo que muitos desses episódios acontecem dentro da própria residência. 

Além das consequências físicas, como fraturas e limitações funcionais, os acidentes podem provocar perda de independência, redução da mobilidade e impactos emocionais. Informações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) indicam que as quedas também figuram entre as principais causas de atendimentos de urgência, hospitalizações e mortes acidentais entre idosos. 

Conforme a facilitadora da Maturidade Ativa do Sesc Caxias do Sul, Adriele Massafra Dobler, promover informações sobre prevenção de quedas é uma forma de contribuir diretamente para o bem-estar, além de preservar a vida da população idosa. “As quedas podem trazer consequências significativas para a autonomia, a confiança e a qualidade de vida das pessoas idosas. Por isso, consideramos fundamental oferecer espaços de orientação e conscientização que auxiliem na prevenção desses acidentes e fortaleçam o envelhecimento ativo e saudável”, salientou. 

O evento é gratuito, com vagas limitadas. A participação requer inscrição prévia com a facilitadora do Programa Sesc Maturidade Ativa, Adriele Massafra Dobler, através do número (54) 99297-4313.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 60 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa

Continue lendo

Destaque

Associação Mão Amiga inicia atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte

Publicado em

em

Daniel Corrêa

Instituição fez contrato emergencial por 90 dias com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, num investimento de quase R$ 6 milhões mensais.

Os primeiros atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte, sob a nova gestão da Associação Mão Amiga, começaram nos primeiros minutos desta quarta-feira (10/06) e se estenderam madrugada adentro e nesta manhã sem contratempos sem muitas filas. A contratação da entidade foi anunciada na manhã de terça-feira (09/06) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e será em caráter emergencial, com duração de 90 dias. Neste período, a Mão Amiga receberá do Município cerca de R$ 3,4 milhões para a administração da UPA Central e R$ 2,5 milhões para a UPA Zona Norte. Os valores serão destinados ao custeio mensal das contas e ao pagamento dos funcionários das unidades. 

A SMS rescindiu o contrato com o Ideas, que administrava ambas as unidades e está respondendo por diversas situações irregulares. O secretário Rafael Bueno trouxe à tona apontamentos, notificações e encaminhamentos jurídicos, além de outras informações, em entrevista coletiva à imprensa, durante o anúncio da troca de gestão. Uma das primeiras medidas adotadas pela Associação foi o início dos exames admissionais dos profissionais das duas unidades, que têm preferência de contratação. O processo está sendo realizado por uma empresa especializada em medicina do trabalho. Cerca de 200 funcionários de cada uma das UPAs já manifestaram a intenção de permanecer na nova gestão. 

O Vice-Prefeito Edson Néspolo, o secretário da Saúde, Rafael Bueno, o adjunto da Saúde, Mário Taddeucci, a equipe de trabalho da SMS, o Frei Jaime, presidente da Mão Amiga, além de representantes da sociedade, estiveram no ato de repasse da UPA Central à nova administração, exatamente à meia-noite desta terça-feira, assim como ocorreu na UPA Zona Norte. Além do ato, ocorreu uma bênção do Frei em nome dos usuários do SUS e funcionários das unidades.

Em sua fala, o secretário Bueno destacou o grande apoio da Mão Amiga nesta virada de chave, pediu desculpas aos funcionários que tiveram seus direitos renegados nos últimos meses, assim como fornecedores, e solicitou apoio de todos nesse momento importante para a cidade. Ele classificou como novos tempos, como apoio de todos servidores envolvidos neste processo há meses, porque ressaltou que não poderia ser “de uma hora para outra” o rompimento do contrato com o Ideas.

O Frei Jaime ressaltou que o Mão Amiga assume essa missão porque está no DNA da instituição cuidar da vida das pessoas, principalmente as que mais precisam, garantindo que os funcionários das UPAs terão um tratamento digno, como merecem, e abraçar os usuários dos SUS com acolhimento e total atenção.

Já Edson Néspolo lembrou que Caxias do Sul é uma cidade acolhedora, fez menção ao trabalho importante da Saúde com todos os servidores envolvidos e agradeceu ao Frei Jaime por abraçar essa causa, assim como faz em outras frentes pela associação protegendo quem mais precisa: “Que venham novos momentos para a Saúde de Caxias do Sul”, conclamou o Vice-Prefeito.

Cerca de 40 pessoas participaram do momento de transição. Entre os que estiveram presentes nesta madrugada estavam representantes de entidades, usuários do SUS, servidores, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samanta Nascimento, e os vereadores Pedro Rodrigues, Tenente Cristiano Becker, José Dambrós, Calebe de Garbin (líder do Governo na Câmara Municipal), José de Abreu, o Jack, Alexandre Bortoluz, assessoria de vereadores, além do presidente do Samae, Edson da Rosa.

Continue lendo