Conecte-se conosco

Geral

10ª Edição da Copa de Saltos – Hípica da Serra será nos dias 27 e 28

Publicado em

em

Competição estadual deve reunir mais de 200 cavaleiros e amazonas em Caxias do Sul

Já estão abertas as inscrições para os atletas que querem participar da 10ª Copa de Saltos Hípica da Serra, que ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, em Ana Rech, Caxias do Sul. A competição, válida pelo ranking estadual, deve reunir atletas de todas as idades, vindos de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Tradicionalmente participam cavaleiros e amazonas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão, Osório, Campo Bom, Novo Hamburgo, São Leopoldo, entre outras cidades gaúchas.

Em sua edição comemorativa, a Copa de Saltos dobrou de tamanho: pela primeira vez, serão dois dias de competições. No sábado (27), a programação conta com a 6ª Etapa do Ranking de Escolas FGEE (Federação Gaúcha de Esportes Equestres), enquanto no domingo (28) a Copa de Saltos vai integrar também atividades da 4ª Etapa da Liga Hípica do Vale dos Sinos 2025. A expectativa da organização é receber cerca de 200 inscrições. No ano passado, o evento reuniu 120 atletas. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de setembro no site da Live Horse ou pelo link (linktr.ee/hipicadaserra) disponível no Instagram da Hípica da Serra (@hipicadaserra).

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Além de poder assistir às provas gratuitamente, o público poderá desfrutar de uma estrutura completa com estacionamento gratuito, arquibancada, praça de alimentação com lanches e bebidas diversas, e distribuição de erva-mate pela República do Mate. Recomenda-se levar cadeira de praia para melhor aproveitar o espaço da hípica.

Para a professora de equitação, proprietária da Hípica da Serra, Anette Titton De Carli, responsável pela competição, chegar à 10ª edição é motivo para celebrar: “É emocionante perceber que Caxias tem um trabalho sólido na prática dos esportes equestres. Temos atletas com técnica apurada, preparados para conseguir ótimos resultados” destaca Anette.

A 10ª Copa de Saltos é uma realização da Hípica da Serra, com financiamento da Lei de Incentivo Pró Esporte da Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e patrocínio da Casa Perini, Sanmartin e Keko.

Local: Hípica da Serra – Rua Leonardo Murialdo, s/n, Ana Rech – Caxias do Sul
Data: 27 e 28 de setembro, sábado e domingo, a partir das 9h
Entrada e estacionamento gratuitos

Mais informações: Instagram e Facebook @hipicadaserra. Telefone (54) 98121-9381

Saiba mais

Como são realizadas as Provas de Salto no hipismo?
As provas de salto no hipismo consistem na disputa de um conjunto (cavaleiro-cavalo) que deve transpor uma série de obstáculos numa pista, em tempo determinado, sem cometer faltas. Na Copa de Saltos – Hípica da Serra os cavalos e cavaleiros enfrentam obstáculos verticais a partir de 0,40m até 1,30m. O percurso percorrido terá entre 11 e 12 obstáculos. O objetivo é terminar o percurso com o menor número de penalizações (erros) sempre cumprindo o tempo determinado. Cada falta cometida resulta em pontos de penalização.
A eliminação pode ocorrer em casos de queda do cavaleiro ou do cavalo.

Em determinadas competições também considera-se o menor tempo, como um requisito para determinar o vencedor.
O vencedor é o conjunto que tiver menos penalizações e o menor tempo de percurso. Em caso de empate nas penalizações, o desempate ocorre numa nova passagem cronometrada em um percurso mais curto.

PROGRAMAÇÃO – SÁBADO 27/09
9h – reconhecimento de percurso conjunto provas 01 e 02

Início das provas, às 9h30

PROVA 01 – RANKING GAÚCHO DE ESCOLAS FGEE – altura 0,60m

PROVA 02 – RANKING GAÚCHO DE ESCOLAS FGEE – altura 0,80m

PROVA 03 – Vara no chão, Xizinho e 0,40m

PROVA 04 – RANKING GAÚCHO DE ESCOLAS FGEE – Aspirantes e Aberta – altura 0,90m

PROVA 05 – GrupoA, GrupoB, Cavalos Novos 4/5 anos e Aberta – altura 1,00m

PROVA 06 – Grupo II, Cavalos Novos 5/6 anos e Aberta- altura 1,10m

PROGRAMAÇÃO – DOMINGO 28/09

9h – reconhecimento de percurso

Início das provas, às 9h30

PROVA 01: Série Aspirante – altura 0,90m

PROVA 02: Série Extra – altura 1,00m

PROVA 03: Prova da Série Preliminar – altura 1,10m

PROVA 04: Série Intermediária – altura 1,20m

PROVA 05: Série Principal – altura 1,30m

PROVA 06: Xis altura 0,40m

PROVA 07: especial “PAIS E FILHOS”

PROVA 08: Série Escola – altura 0,60m

PROVA 09: Série Escola – altura 0,80m

Sobre a Hípica da Serra

A Hípica da Serra Escola de Equitação existe há 37 anos. Hoje possui sede própria em Ana Rech, Caxias do Sul. Atualmente conta com aproximadamente 50 alunos e trabalha fortemente pela divulgação e qualificação do ensino da equitação na Serra Gaúcha. Para saber mais sobre as atividades oferecidas entre em contato pelo telefone (54) 98121-9381 ou siga pelo Facebook e instagram @hipicadaserra

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Seminário na UCS propõe formas integradas de enfrentamento ao feminicídio

Publicado em

em

Encontro que ocorre nesta quarta-feira, dia 10 de junho, tem parceria da Secretaria da Mulher do Estado do Rio Grande do Sul.

A Universidade de Caxias do Sul, mediante a Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas e em parceria com a Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, promove o Seminário Regional – Masculinidades, Prevenção e Enfrentamento aos Feminicídios, dia 10 de junho, das 9h às 18h, no UCS Teatro – Bloco M do Campus-Sede. O encontro tem caráter multidisciplinar, se destina à comunidade acadêmica, valendo como atividade complementar, mas também aos gestores públicos e de empresas, lideranças corporativas, profissionais da rede de enfrentamento e proteção às mulheres e ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, acessando este link. As vagas são limitadas.

O Governo do RS conta com o Programa de Promoção e Proteção aos Direitos das Mulheres, incluindo decreto para disponibilizar um cofinanciamento a municípios que ainda não possuem serviços especializados para a montagem de suas estruturas de atendimento. Para viabilizar ações conjuntas, devido à complexidade do tema, a Secretaria Estadual da Mulher está realizando aproximações com as universidades comunitárias gaúchas, como a UCS. Desta forma, surgiu o propósito do Seminário em atuar no âmbito da capacitação e governança, com o objetivo de promover a prevenção do feminicídio por meio da transformação das masculinidades, enfrentando suas raízes estruturais, a exemplo do machismo, racismo, desigualdade social e a cultura da violência.

“Precisamos trabalhar na sensibilização das pessoas e no compartilhamento de boas práticas. Existem centros de referência com projetos muito representativos na região e a própria Universidade atua com os grupos de reflexão, exercendo papel fundamental na formação profissional e de cidadania, podendo contribuir para a disseminação do combate ao problema”, avalia a assessora regional da subchefia do Interior da Casa Civil do RS, Paula Ioris de Oliveira, que também é conselheira da Fundação Universidade de Caxias do Sul e será mediadora de uma das mesas de debates no Seminário.

Programação atende lateralidade sobre o tema

O evento vai tratar alguns dos princípios orientadores para o combate ao feminicídio, como a educação transformadora, e não somente punitiva. Também propõe articular a rede de apoio que envolve assistência, justiça, saúde e educação, e dar escuta ativa às mulheres e olhar ativo para o agressor e o seu contexto. Para atender aos aspectos abrangentes do feminicídio, a programação do encontro foi dividida em mesas de debates com especialistas e mediadores. O público poderá acompanhar:

* 9h30min: O Retrato do Autor de Violência Contra a Mulher no Sistema Prisional, com a professora e doutora em Direito Joice Graciele Nielsson. Mediação da professora e doutora em Letras, Paula Schild Mascarenhas.
* 11h: Entre Masculinidades e Feminismos, Interseccionalidade e Articulação, com a consultora de projetos do Instituto PROMUNDO, Angelita Herrmann. Mediação da coordenadora do curso de Ciências Jurídicas da UCS, Raquel Cristina Pereira Duarte.
* 13h30min: Grupos Reflexivos e Boas Práticas para a Rede de Proteção, com o juiz de Direito da Vara Especializada em Violência Doméstica da Comarca de Caxias do Sul, Filipe de Almeida Lemos; psicóloga do Tribunal de Justiça do RS, Nathalia Matos Pereira; assistente social no Tribunal de Justiça do RS, Lívia Seeling Segui; e juíza de Direito da Comarca de Canela, Simone Ribeiro Chalela. Mediação da integrante da Casa Civil do Governo do RS e conselheira da FUCS, Paula Ioris de Oliveira.
* 15h30min: Boas Práticas no Cuidado da Pessoa e a Gestão da Rede de Proteção de Mulheres, com a coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, Jeane Schulz; coordenadora do Centro de Referência à Mulher e da Coordenadoria da Mulher de Farroupilha, Silvana de Lima; coordenadora do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência REVIVI e da Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves, Patrícia Regina Da Rold; e o especialista em Gestão Empresarial e conselheiro especializado no tema da Invisibilidade do Cuidado, Juliano André Colombo. Mediação da secretária-adjunta da Secretaria da Mulher do RS e delegada de Polícia Civil do Estado, Viviane Nery Viegas.

O Seminário Regional – Masculinidades, Prevenção e Enfrentamento aos Feminicídios tem coordenação da vice-reitora e pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese, da coordenadora do curso de Ciências Jurídicas, Raquel Cristina Pereira Duarte, e da integrante da Casa Civil do Governo do Estado e conselheira da FUCS, Paula Ioris de Oliveira. “A Universidade reafirma, mais uma vez, o seu compromisso com a conscientização e a promoção de ações pelo fim da violência contra a mulher em todas as suas formas. Só em 2026, já tivemos a inauguração do Banco Vermelho no Campus-Sede e nos demais campi, a aula inaugural do curso de Direito que abordou a temática, e ainda dispomos de grupos permanentes de discussão, como os que fazem parte do Projeto Rosas”, enfatiza a professora Raquel.

Projeto Donna

O encerramento do Seminário será marcado pela apresentação do Projeto Donna, da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio de suas idealizadoras, a primeira-dama, Lisiane Ulian, e a vice-primeira-dama, Edilene Rech. A iniciativa conquistou recentemente o 1º lugar nacional no 13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Socioprodutiva. O Donna foi desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias municipais, parceiros e lideranças da comunidade, a partir da intenção de criar oportunidades reais e de acolhimento às mulheres, evidenciando suas potencialidades para crescer na sociedade, empreender e transformar suas realidades em busca da autonomia financeira. Conforme as idealizadoras, o projeto – que já impactou mais de 970 participantes em quase dois anos – vai além da qualificação profissional, auxiliando as mulheres de forma integral.

A premiação do Sebrae reconhece projetos inovadores realizados pelas prefeituras brasileiras e voltados ao desenvolvimento econômico, ao fortalecimento do empreendedorismo e à valorização dos talentos locais. Participaram 1.934 municípios de todos os estados.

Continue lendo

Destaque

Corpus Christi no centro de Caxias do Sul terá arrecadação de cobertores e procissão com parada no Hospital Pompéia

Publicado em

em

Organizada pelas paróquias da área central, em comunhão com a Região Pastoral de Caxias do Sul, a Missa campal presidida por Dom José Gislon vai acontecer nesta quinta-feira, 04 de junho, às 14h30min, em frente à Catedral.

A Igreja Católica se prepara para celebrar a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, que conhecemos como Corpus Christi, na quinta-feira, 04 de junho. Organizada pelas paróquias da área central, em comunhão com a Região Pastoral de Caxias do Sul, a Missa campal presidida por Dom José Gislon vai acontecer na quinta-feira, 04 de junho, às 14h30min, em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e terá como gesto concreto a arrecadação de cobertores.

Após a liturgia, o povo de Deus seguirá em procissão com o Santíssimo Sacramento, a presença real de Cristo na Eucaristia, descendo pela rua Sinimbu no sentido contrário, até a rua Marechal Floriano, passando pelo Hospital Pompéia e retornando até a Igreja-Mãe da Diocese pela avenida Júlio de Castilhos. Em frente à Catedral Diocesana, Dom José Gislon dará a bênção com o Santíssimo.

A fé leva à ação. Por isso, a comunidade é convidada a praticar a solidariedade. Além da doação de cobertores, que pode ser feita na Secretaria Catedral de segunda a sexta-feira, em horário comercial, haverá um ponto de coleta durante no início da Missa, junto à escadaria da Catedral. A oferta da Missa de Corpus Christi, bem como os cobertores arrecadados serão destinados à Campanha de Inverno Sinais de Esperança, da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul.

Para maior conforto durante a celebração, a organização informa que quem desejar poderá levar sua própria cadeira ou banqueta. Os ministros e coroinhas que vão participar da Missa são convidados a levarem suas vestes litúrgicas para o momento celebrativo.

Continue lendo

Geral

Refis 2026 tem condições especiais para regularização de débitos

Publicado em

em

Contribuintes tem até 30 de novembro para acertar as contas com o município.

A Prefeitura de Caxias do Sul lançou o Programa de Recuperação Fiscal do Município – Refis 2026, oferecendo condições especiais para que pessoas físicas e jurídicas regularizem débitos tributários e não tributários junto ao Município.

Atualmente, o Município possui aproximadamente R$ 958 milhões em créditos inscritos em dívida ativa. O Refis 2026 foi estruturado para criar uma oportunidade de regularização para contribuintes com pendências, ao mesmo tempo em que fortalece a arrecadação necessária para a manutenção dos serviços públicos e dos investimentos realizados pela Administração Municipal.

Além de representar uma oportunidade para que cidadãos e empresas regularizem sua situação fiscal com descontos e parcelamentos diferenciados, o Refis 2026 possui importância estratégica em razão da Reforma Tributária. A composição média do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá gradualmente o ISS municipal e o ICMS estadual, passará por uma transição entre 2026 e 2033, com regras de distribuição de receitas que se estenderão até 2077.

Nesse contexto, a arrecadação do ISS registrada pelos municípios possui papel importante na definição da participação futura de cada cidade na repartição das receitas do novo sistema tributário. Por isso, a recuperação de créditos neste momento contribui não apenas para o equilíbrio das contas públicas atuais, mas também para a preservação da capacidade financeira do Município no longo prazo.

O diretor da Secretaria da Receita Municipal, Mário Bortolini, explica que o programa foi estruturado considerando os desafios da transição tributária nacional. “O Refis permite a recuperação de créditos importantes para o Município e auxilia na composição da média de arrecadação do ISS, que terá reflexos na distribuição futura das receitas do novo sistema tributário. É uma medida que beneficia tanto os contribuintes quanto o planejamento financeiro da cidade.”

O programa prevê descontos de até 100% sobre juros e multas para pagamentos à vista, além de condições especiais de parcelamento, com reduções que podem chegar a 60% e 50% dos encargos, conforme a modalidade escolhida. Também está mantida a possibilidade de dação em pagamento de imóveis, com desconto de até 90% sobre juros e multas, mediante análise técnica e interesse público do Município.

Os contribuintes poderão aderir ao programa até 30 de novembro. Entretanto, este ano, os parcelamentos deverão ser concluídos até dezembro, a quantidade de parcelas disponíveis será reduzida gradualmente ao longo do período de adesão. “Quem aderir até o final de maio poderá parcelar os débitos em até oito vezes. As adesões realizadas em junho permitirão parcelamento em até sete parcelas; em julho, até seis parcelas; em agosto, até cinco parcelas; em setembro, até quatro parcelas; em outubro, até três parcelas; e, para adesões realizadas até o encerramento do programa em novembro, será possível parcelar em até duas vezes. Dessa forma, quanto antes o contribuinte aderir ao programa, maiores serão as opções de parcelamento disponíveis”, argumenta o diretor.

Continue lendo