Saúde
Varíola dos Macacos: medidas de prevenção valem para toda a população, sem preconceito
Publicado em
4 anos atrásem
Especialistas apontam riscos de estigmatização da doença e alertam que o combate precisa ser coletivo

Poucos dias antes de o Brasil confirmar três casos de infeção por varíola dos macacos em crianças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia reforçado o alerta para os riscos de propagação da doença entre toda a população, reiterando que ela não está restrita a grupos específicos.
Em reunião com a imprensa, membros da OMS relembraram que a infecção é particularmente preocupante e pode causar casos graves entre pessoas que ainda estão nas primeiras fases de desenvolvimento, mulheres grávidas e pacientes com a imunidade comprometida.
De acordo com a organização, mais de 80 casos em crianças foram reportados em todo o mundo. Existe o receio de que ambientes coletivos como escolas possam se tornar locais de contágio e as infecções relatadas estão em monitoramento.
Hoje, há mais de 20 mil pessoas contaminadas em 77 países. No Brasil, são mais de mil casos. A doença é considerada uma emergência de saúde pública de interesse internacional.
Estigma
A preocupação de autoridades da saúde em alertar sobre os riscos para toda a população tenta combater a criação de um estigma de que a doença está relacionada à comunidade LGBTQIA+.
Mais de 90% dos casos relatados até agora atingiram homens que fazem sexo com homens. A própria OMS incluiu na lista de medidas para prevenção da propagação a diminuição de parceiros sexuais, mas deixou explícito que essa não é a única recomendação.
“Nem todas as regiões tem a mesma epidemiologia. Algumas têm cerca de 1/3 de mulheres afetadas, em algumas regiões há crianças afetadas. São diferentes tipos de multitransmissão. Nós temos que ser muito claros sobre quem precisa ter as informações para se proteger e isso inclui pessoas que têm parceiros sexuais.”
“Mas há outros tipos de exposição e essa mensagem precisa ser passada. Prevenir estigma e discriminação é importante. Nossa preocupação é que estigma, descriminação e medo façam as pessoas não buscarem diagnóstico e cuidado e isso vai prejudicar a resposta”, afirmou a líder técnica para assuntos relacionados à varíola dos macacos da OMS, Rosamund Lewis.
O infectologista e especialista em atendimento à população LGBTQI+, Vinicius Borges, afirma que é preciso fazer intervenções em grupos que apresentam maior vulnerabilidade, mas é essencial também reforçar que os cuidados servem para todas as pessoas.
“Mesmo que os dados epidemiológicos apontem essa alta incidência em um grupo específico, isso é uma conjuntura temporária. Toda infecção começa em um grupo específico, mas é um problema de todo mundo.”
“Não é uma questão de que um grupo está fazendo algo de errado. Isso é uma questão de saúde pública. É importante entender que a saúde do próximo, do vizinho, da vizinha, seja hétero, gay ou bissexual é tão importante quanto a sua. Os cuidados de prevenção são válidos para todo mundo. Não tem como falar de saúde individual sem falar de saúde coletiva.”
Ariadne Riberito Ferreira, oficial para Comunidade, Gênero e Direitos Humanos do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) lembra que o estigma associado ao HIV causou prejuízos consideráveis e representou violações de direitos humanos. Segundo ela, a sociedade não pode permitir que a resposta à varíola dos macacos siga um caminho semelhante.
“Sempre que surge uma epidemia nova e começa a se observar um aumento de casos, é muito comum tentar encontrar alguma semelhança nas pessoas atingidas, para que estratégias sejam mais eficazes em determinados grupos. Mas tem que se ter muito cuidado com isso”.
“Não dá para fazer uma associação em função de determinado grupo de pessoas. Toda forma de prevenção e comunicação tem que ter esse cuidado. Não podemos mais permitir que, em um momento de desespero, em que estamos enfrentando um novo desafio, ainda sejam mais marginalizados aqueles que estão sofrendo com a epidemia”.
Prevenção e cuidados
Causada por um vírus pertencente ao gênero ortopoxvírus da família poxviridae, a varíola dos macacos tem semelhanças com a varíola humana – que causou crises sanitárias no mundo todo por séculos, até que foi controlada pela vacinação na década de 1970.
A transmissão se dá a partir do contato próximo com fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como vestimentas, toalhas e roupas de cama. O período de incubação sem sintomas costuma durar de 6 a 13 dias, mas pode chegar até 21 dias.
Entre os sinais da doença são febre, dores no corpo e na cabeça, cansaço, gânglios inchados e lesões com feridas espalhadas pela pele. Os machucados causam dores e coceira e algumas manchas podem deixar cicatrizes.
Pacientes com a confirmação da doença devem se isolar e quem esteve com essas pessoas também precisa de monitoramento. Para prevenir o contágio é preciso evitar contato próximo, como beijos, abraços e relações sexuais e compartilhamento de itens pessoais.
Edição: Rodrigo Durão Coelho
Destaque
Vacina Caxias ocorre no próximo sábado na Praça Dante Alighieri
Publicado em
1 semana atrásem
16/06/2026
4ª edição integra a programação do aniversário de 136 anos da cidade e contará com dois pontos de vacinação na área central. As UBSs não atenderão neste sábado.
Ao invés de ocorrer no último sábado do mês, a Campanha Vacina Caxias, que estará na sua quarta edição, será antecipada para este sábado, dia 20 de junho, e totalmente concentrada na Praça Dante Alighieri, sem o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste dia – nem no último sábado do mês -, mas com o reforço de servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e parceiros, como as unidades da Cruz Vermelha e do Sesc Saúde Preventiva, do Rotary Clube e da FSG. O horário de atendimento será das 10h às 16h. Serão mais de 30 tipos de doses ofertadas à população, principalmente a da gripe (Influenza), para toda a população. E a SMS terá três estruturas para ampliar a imunização. A opção do dia 20 ocorre justamente porque Caxias do Sul completa 136 anos nesta data. Em caso de chuva, a vacinação será cancelada.
A unidade do Sesc está instalada na praça desde 20 de maio e seguirá até o começo de julho para a vacinação do calendário, exceto para crianças com menos de 6 anos, em razão de uma determinação do Estado. Nas outras três edições do Vacina Caxias, assim como no dia 20 de junho, o ônibus da Cruz Vermelha estará presente, também com reforço de voluntários. A diretora de Vigilância em Saúde, Magda Teles, ainda confirmou o apoio do Rotary Clube, que vai ajudar nas filas, já que se espera um grande contingente de caxienses, e a FSG irá auxiliar nas aplicações das vacinas e organização do evento. A empresa XPlay também presta apoio com internet.
O secretário da Saúde, Rafael Bueno, ressaltou a necessidade de o Município elevar o índice de imunização a todos os públicos. “Será um dia de comemoração, de vacinação pela vida. Pelo aniversário da nossa Caxias do Sul, que temos de festejar, e também um grande encontro pela imunização, pela prevenção. Temos que fazer o possível para levar as vacinas a todas as pessoas. Vamos em busca de cada braço que precisar de uma vacina”, destacou, conclamando que pessoas compareçam.
Para receber a imunização, o cidadão deve levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.
Nas três edições anteriores do Vacina Caxias, 10.361 doses foram aplicadas, sendo a maioria contra a gripe Influenza 6.561 (63,3%).
Números atuais da Influenza
Grupos prioritários – 55.512 (45,07%) – Meta de atingir pelo menos 90% de 123.163
Crianças (menores de 6 anos) – 9.555 (34,48%) – Meta de chegar a 27.715
Idosos (acima de 60 anos) – 44.347 (48,29%) – Meta alcançar 91.843
Grupos não prioritários – 16.308
Destaque
Sesc Caxias do Sul promove palestra sobre prevenção de quedas na população idosa
Publicado em
2 semanas atrásem
15/06/2026
Atividade alusiva ao Dia Mundial da Prevenção de Quedas aborda cuidados para preservar a autonomia, a segurança e a qualidade de vida na maturidade.
Com o objetivo de conscientizar sobre um dos principais desafios relacionados à saúde da população idosa, o Sesc Caxias do Sul realiza a palestra “Reflexões sobre Prevenção de Quedas”, ministrada pela educadora física e instrutora da Academia do Sesc, Shaiane Dutra. A atividade integra as mobilizações pelo Dia mundial de Prevenção de Quedas, acontece dia 19 de junho, no Teatro do Sesc Caxias do Sul, às 14, e é voltada a grupos de convivência e demais serviços que atendem pessoas idosas no município Durante o encontro, serão abordados fatores de risco, estratégias de prevenção e a importância da adoção de hábitos que contribuam para a manutenção da autonomia e da qualidade de vida.
Consideradas um importante problema de saúde pública, as quedas estão entre as principais causas de internação hospitalar por acidentes entre pessoas idosas no Brasil. Dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) apontam que esse tipo de ocorrência representa uma parcela significativa dos atendimentos relacionados a acidentes nessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% das pessoas idosas sofrem ao menos uma queda por ano, sendo que muitos desses episódios acontecem dentro da própria residência.
Além das consequências físicas, como fraturas e limitações funcionais, os acidentes podem provocar perda de independência, redução da mobilidade e impactos emocionais. Informações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) indicam que as quedas também figuram entre as principais causas de atendimentos de urgência, hospitalizações e mortes acidentais entre idosos.
Conforme a facilitadora da Maturidade Ativa do Sesc Caxias do Sul, Adriele Massafra Dobler, promover informações sobre prevenção de quedas é uma forma de contribuir diretamente para o bem-estar, além de preservar a vida da população idosa. “As quedas podem trazer consequências significativas para a autonomia, a confiança e a qualidade de vida das pessoas idosas. Por isso, consideramos fundamental oferecer espaços de orientação e conscientização que auxiliem na prevenção desses acidentes e fortaleçam o envelhecimento ativo e saudável”, salientou.
O evento é gratuito, com vagas limitadas. A participação requer inscrição prévia com a facilitadora do Programa Sesc Maturidade Ativa, Adriele Massafra Dobler, através do número (54) 99297-4313.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 60 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.
Destaque
Associação Mão Amiga inicia atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte
Publicado em
2 semanas atrásem
10/06/2026
Instituição fez contrato emergencial por 90 dias com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, num investimento de quase R$ 6 milhões mensais.
Os primeiros atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte, sob a nova gestão da Associação Mão Amiga, começaram nos primeiros minutos desta quarta-feira (10/06) e se estenderam madrugada adentro e nesta manhã sem contratempos sem muitas filas. A contratação da entidade foi anunciada na manhã de terça-feira (09/06) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e será em caráter emergencial, com duração de 90 dias. Neste período, a Mão Amiga receberá do Município cerca de R$ 3,4 milhões para a administração da UPA Central e R$ 2,5 milhões para a UPA Zona Norte. Os valores serão destinados ao custeio mensal das contas e ao pagamento dos funcionários das unidades.
A SMS rescindiu o contrato com o Ideas, que administrava ambas as unidades e está respondendo por diversas situações irregulares. O secretário Rafael Bueno trouxe à tona apontamentos, notificações e encaminhamentos jurídicos, além de outras informações, em entrevista coletiva à imprensa, durante o anúncio da troca de gestão. Uma das primeiras medidas adotadas pela Associação foi o início dos exames admissionais dos profissionais das duas unidades, que têm preferência de contratação. O processo está sendo realizado por uma empresa especializada em medicina do trabalho. Cerca de 200 funcionários de cada uma das UPAs já manifestaram a intenção de permanecer na nova gestão.
O Vice-Prefeito Edson Néspolo, o secretário da Saúde, Rafael Bueno, o adjunto da Saúde, Mário Taddeucci, a equipe de trabalho da SMS, o Frei Jaime, presidente da Mão Amiga, além de representantes da sociedade, estiveram no ato de repasse da UPA Central à nova administração, exatamente à meia-noite desta terça-feira, assim como ocorreu na UPA Zona Norte. Além do ato, ocorreu uma bênção do Frei em nome dos usuários do SUS e funcionários das unidades.
Em sua fala, o secretário Bueno destacou o grande apoio da Mão Amiga nesta virada de chave, pediu desculpas aos funcionários que tiveram seus direitos renegados nos últimos meses, assim como fornecedores, e solicitou apoio de todos nesse momento importante para a cidade. Ele classificou como novos tempos, como apoio de todos servidores envolvidos neste processo há meses, porque ressaltou que não poderia ser “de uma hora para outra” o rompimento do contrato com o Ideas.
O Frei Jaime ressaltou que o Mão Amiga assume essa missão porque está no DNA da instituição cuidar da vida das pessoas, principalmente as que mais precisam, garantindo que os funcionários das UPAs terão um tratamento digno, como merecem, e abraçar os usuários dos SUS com acolhimento e total atenção.
Já Edson Néspolo lembrou que Caxias do Sul é uma cidade acolhedora, fez menção ao trabalho importante da Saúde com todos os servidores envolvidos e agradeceu ao Frei Jaime por abraçar essa causa, assim como faz em outras frentes pela associação protegendo quem mais precisa: “Que venham novos momentos para a Saúde de Caxias do Sul”, conclamou o Vice-Prefeito.
Cerca de 40 pessoas participaram do momento de transição. Entre os que estiveram presentes nesta madrugada estavam representantes de entidades, usuários do SUS, servidores, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samanta Nascimento, e os vereadores Pedro Rodrigues, Tenente Cristiano Becker, José Dambrós, Calebe de Garbin (líder do Governo na Câmara Municipal), José de Abreu, o Jack, Alexandre Bortoluz, assessoria de vereadores, além do presidente do Samae, Edson da Rosa.
Tema da feira do Livro deste ano será “Praça em Prosa e Verso”
Previsão de chuva transfere São João na Estação, em Caxias do Sul, para o dia 27 de junho
Seminário reforça preparação de lideranças para atuação em desastres em Caxias do Sul
Tributo a Janis Joplin abre temporada “Rock em Cena” do Caixa Acústica, em Caxias do Sul
Secretaria de Trânsito lançará T1 de conexão direta das regiões Nordeste e Oeste
Caso Americanas: PF deflagra segunda fase da Operação Disclosure
Secretaria de Trânsito lançará T1 de conexão direta das regiões Nordeste e Oeste
Tributo a Janis Joplin abre temporada “Rock em Cena” do Caixa Acústica, em Caxias do Sul
Seminário reforça preparação de lideranças para atuação em desastres em Caxias do Sul


