Conecte-se conosco

Geral

Coros do Moinho/UCS realizam 1ª Mostra Cultural

Publicado em

em

Crédito Mauricio Concatto

Evento, no dia 24, convida o público a conhecer processos de elaboração e montagem do repertório dos Coros do Moinho/UCS

No dia 24 de maio, às 18h, o Zarabatana Café, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, recebe a 1ª Mostra Cultural dos Coros do Moinho/UCS. Com entrada franca, a atividade propõe ao público um contato direto com os bastidores da criação musical dos grupos, por meio da interação com os processos de montagem de seus arranjos vocais e instrumentais.

Sob a condução da regente e diretora artística Cristiane Ferronato, os Coros Infantojuvenil e Juvenil do Moinhos/UCS, acompanhados pelos músicos Alexandre Fritzen da Rocha (piano), Giovane Bressan Albarello (percussão) e Bruno Borges (baixo e guitarra), apresentarão uma atividade de interação com o público. A proposta é convidar os presentes a conhecer parte dos processos de construção dos arranjos vocais e instrumentais, oferecendo uma visita guiada sobre as escolhas harmônicas, rítmicas, timbrísticas, estéticas e conceituais de seus caminhos, além de informar sobre adequações das canções à tessitura dos jovens cantores e sua saúde vocal.

A programação inclui ainda improvisos do trio de músicos do COJmo a partir de canções que marcaram a trajetória do Coro Juvenil ao longo de seus 13 anos, além da apresentação de trechos do novo repertório que está em desenvolvimento. Ali estarão canções brasileiras e internacionais como Achou (Dante Ozzeti), Princesa dos Orixás (Mestre Chacon Viana) e Tudo que seja leve (Alice Caymmi). O público poderá interagir com os músicos e cantores, comentando ou tirando dúvidas ao longo do encontro.

“Faremos uma conversa sobre os arranjos feitos e sua customização para adequar-se à identidade dos Coros do Moinho. Queremos compartilhar com o público parte desses processos de criação. Nos espetáculos, as pessoas veem tudo pronto, mas sabemos que muita gente nos procura tendo vontade de entender como chegamos a esse resultado final e ver de perto suas etapas de elaboração. Assim propomos essa Mostra Cultural dos Coros do Moinho”, afirma a regente e diretora artística Cristiane Ferronato.

A 1ª Mostra Cultural integra o projeto Coros do Moinho e conta com a produção cultural de Karine Silva, financiamento da LIC Municipal de Caxias do Sul, apoio cultural de Randoncorp e Orquídea Alimentos, além do apoio do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

SAIBA MAIS:
Os Coros do Moinho/UCS foram criados por sua regente, Cristiane Ferronato, e são formados por dois grupos com propostas entrelaçadas. O Coro Juvenil, ativo desde 2013, reúne jovens de 16 a 29 anos da cidade e região. Já o Coro Infantojuvenil iniciou suas atividades em 2025, atendendo crianças e adolescentes de 09 a 15 anos. O projeto oferece formação gratuita e desenvolve uma prática coral interdisciplinar e multifacetada, voltada ao aprimoramento artístico e vocal dos participantes. Importante dizer que os encontros vão além dos arranjos musicais: cantores e parceiros constroem, juntos, uma experiência coletiva em que vozes, escuta e afetos se afinam por meio da arte e da música.

SERVIÇO
Evento: 1ª Mostra Cultural dos Coros do Moinho/UCS
Data: 24 de maio de 2026
Horário: 18h
Local: Café Zarabatana – Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Entrada: Franca
Informações: (54) 99684-9900 | cojmo.ucs@gmail.com | @corojuvenildomoinhoucs

—————————-



Coro Juvenil do Moinho/UCS | Elenco 2026 |

Sopranos: Caroline de Souza Leal, Emili Yasmin Santos Ferrioli da Silva, Jenifer Quintanhia Raimondi, Letícia Medina Savedra, Mariá Teixeira Chaves, Nathália Pontes, Thalia Boeira Caureo

Mezzo Sopranos: Ana Flávia Pieruccini, Anna Luisa Albineli Pinto, Amanda Mercurio, Larissa Almeida de Lima, Ísis Ribas Montanha, Júlia Trentin Coelho

Mezzo Contraltos: Elizê Rodrigues Evangelista, Gabriela Sauthier Reghellin, Madeline Fernandes Cachoeira, Nathália Acuña Velasque, Nicole Cervelin de Oliveira, Sophia Caregnatto Sachet.

Tenores: Guilherme Andreola, Matheus Caregnatto Sachet, Matheus Gustavo Hentges Vogado, Pablo Vieira Ribeiro, Renato Samuel de Jesus de Oliveira, Theo Wendt Bartz.

Barítonos: Antônio Ampezzan Maciel, Daniel Paulo Silva dos Santos, Eduardo Gonçalves, Nicolas Ampezzan Maciel, Ygor Graminho da Silveira, Vinícius Zuccoloto da Silva

Coro Infantojuvenil do Moinho/UCS | Elenco 2026 |

Sopranos: Alice Alves, Bia Saccaro de Oliveira, Lia Concellier, Nicole Peruchin da Silva, Pedro Henrique Andreis dos Santos, Rafael Gonçalves de Quadros, Laura Giovana Elesbão, Larissa Rafaela Elesbão

Mezzos: Alice Rocha Guizzo, Ângela Basso Canale, Bethânia Borges da Silva, Geovana Pimenta Meireles, Giulia Taufer Panigaz, Maria Clara Fornari Mazzochi

Tenores: Bernardo Tavares de Souza, Vinícius Basso Canale

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Seminário na UCS propõe formas integradas de enfrentamento ao feminicídio

Publicado em

em

Encontro que ocorre nesta quarta-feira, dia 10 de junho, tem parceria da Secretaria da Mulher do Estado do Rio Grande do Sul.

A Universidade de Caxias do Sul, mediante a Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas e em parceria com a Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, promove o Seminário Regional – Masculinidades, Prevenção e Enfrentamento aos Feminicídios, dia 10 de junho, das 9h às 18h, no UCS Teatro – Bloco M do Campus-Sede. O encontro tem caráter multidisciplinar, se destina à comunidade acadêmica, valendo como atividade complementar, mas também aos gestores públicos e de empresas, lideranças corporativas, profissionais da rede de enfrentamento e proteção às mulheres e ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento, acessando este link. As vagas são limitadas.

O Governo do RS conta com o Programa de Promoção e Proteção aos Direitos das Mulheres, incluindo decreto para disponibilizar um cofinanciamento a municípios que ainda não possuem serviços especializados para a montagem de suas estruturas de atendimento. Para viabilizar ações conjuntas, devido à complexidade do tema, a Secretaria Estadual da Mulher está realizando aproximações com as universidades comunitárias gaúchas, como a UCS. Desta forma, surgiu o propósito do Seminário em atuar no âmbito da capacitação e governança, com o objetivo de promover a prevenção do feminicídio por meio da transformação das masculinidades, enfrentando suas raízes estruturais, a exemplo do machismo, racismo, desigualdade social e a cultura da violência.

“Precisamos trabalhar na sensibilização das pessoas e no compartilhamento de boas práticas. Existem centros de referência com projetos muito representativos na região e a própria Universidade atua com os grupos de reflexão, exercendo papel fundamental na formação profissional e de cidadania, podendo contribuir para a disseminação do combate ao problema”, avalia a assessora regional da subchefia do Interior da Casa Civil do RS, Paula Ioris de Oliveira, que também é conselheira da Fundação Universidade de Caxias do Sul e será mediadora de uma das mesas de debates no Seminário.

Programação atende lateralidade sobre o tema

O evento vai tratar alguns dos princípios orientadores para o combate ao feminicídio, como a educação transformadora, e não somente punitiva. Também propõe articular a rede de apoio que envolve assistência, justiça, saúde e educação, e dar escuta ativa às mulheres e olhar ativo para o agressor e o seu contexto. Para atender aos aspectos abrangentes do feminicídio, a programação do encontro foi dividida em mesas de debates com especialistas e mediadores. O público poderá acompanhar:

* 9h30min: O Retrato do Autor de Violência Contra a Mulher no Sistema Prisional, com a professora e doutora em Direito Joice Graciele Nielsson. Mediação da professora e doutora em Letras, Paula Schild Mascarenhas.
* 11h: Entre Masculinidades e Feminismos, Interseccionalidade e Articulação, com a consultora de projetos do Instituto PROMUNDO, Angelita Herrmann. Mediação da coordenadora do curso de Ciências Jurídicas da UCS, Raquel Cristina Pereira Duarte.
* 13h30min: Grupos Reflexivos e Boas Práticas para a Rede de Proteção, com o juiz de Direito da Vara Especializada em Violência Doméstica da Comarca de Caxias do Sul, Filipe de Almeida Lemos; psicóloga do Tribunal de Justiça do RS, Nathalia Matos Pereira; assistente social no Tribunal de Justiça do RS, Lívia Seeling Segui; e juíza de Direito da Comarca de Canela, Simone Ribeiro Chalela. Mediação da integrante da Casa Civil do Governo do RS e conselheira da FUCS, Paula Ioris de Oliveira.
* 15h30min: Boas Práticas no Cuidado da Pessoa e a Gestão da Rede de Proteção de Mulheres, com a coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul, Jeane Schulz; coordenadora do Centro de Referência à Mulher e da Coordenadoria da Mulher de Farroupilha, Silvana de Lima; coordenadora do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência REVIVI e da Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves, Patrícia Regina Da Rold; e o especialista em Gestão Empresarial e conselheiro especializado no tema da Invisibilidade do Cuidado, Juliano André Colombo. Mediação da secretária-adjunta da Secretaria da Mulher do RS e delegada de Polícia Civil do Estado, Viviane Nery Viegas.

O Seminário Regional – Masculinidades, Prevenção e Enfrentamento aos Feminicídios tem coordenação da vice-reitora e pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese, da coordenadora do curso de Ciências Jurídicas, Raquel Cristina Pereira Duarte, e da integrante da Casa Civil do Governo do Estado e conselheira da FUCS, Paula Ioris de Oliveira. “A Universidade reafirma, mais uma vez, o seu compromisso com a conscientização e a promoção de ações pelo fim da violência contra a mulher em todas as suas formas. Só em 2026, já tivemos a inauguração do Banco Vermelho no Campus-Sede e nos demais campi, a aula inaugural do curso de Direito que abordou a temática, e ainda dispomos de grupos permanentes de discussão, como os que fazem parte do Projeto Rosas”, enfatiza a professora Raquel.

Projeto Donna

O encerramento do Seminário será marcado pela apresentação do Projeto Donna, da Prefeitura de Flores da Cunha, por meio de suas idealizadoras, a primeira-dama, Lisiane Ulian, e a vice-primeira-dama, Edilene Rech. A iniciativa conquistou recentemente o 1º lugar nacional no 13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Socioprodutiva. O Donna foi desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias municipais, parceiros e lideranças da comunidade, a partir da intenção de criar oportunidades reais e de acolhimento às mulheres, evidenciando suas potencialidades para crescer na sociedade, empreender e transformar suas realidades em busca da autonomia financeira. Conforme as idealizadoras, o projeto – que já impactou mais de 970 participantes em quase dois anos – vai além da qualificação profissional, auxiliando as mulheres de forma integral.

A premiação do Sebrae reconhece projetos inovadores realizados pelas prefeituras brasileiras e voltados ao desenvolvimento econômico, ao fortalecimento do empreendedorismo e à valorização dos talentos locais. Participaram 1.934 municípios de todos os estados.

Continue lendo

Destaque

Corpus Christi no centro de Caxias do Sul terá arrecadação de cobertores e procissão com parada no Hospital Pompéia

Publicado em

em

Organizada pelas paróquias da área central, em comunhão com a Região Pastoral de Caxias do Sul, a Missa campal presidida por Dom José Gislon vai acontecer nesta quinta-feira, 04 de junho, às 14h30min, em frente à Catedral.

A Igreja Católica se prepara para celebrar a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, que conhecemos como Corpus Christi, na quinta-feira, 04 de junho. Organizada pelas paróquias da área central, em comunhão com a Região Pastoral de Caxias do Sul, a Missa campal presidida por Dom José Gislon vai acontecer na quinta-feira, 04 de junho, às 14h30min, em frente à Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e terá como gesto concreto a arrecadação de cobertores.

Após a liturgia, o povo de Deus seguirá em procissão com o Santíssimo Sacramento, a presença real de Cristo na Eucaristia, descendo pela rua Sinimbu no sentido contrário, até a rua Marechal Floriano, passando pelo Hospital Pompéia e retornando até a Igreja-Mãe da Diocese pela avenida Júlio de Castilhos. Em frente à Catedral Diocesana, Dom José Gislon dará a bênção com o Santíssimo.

A fé leva à ação. Por isso, a comunidade é convidada a praticar a solidariedade. Além da doação de cobertores, que pode ser feita na Secretaria Catedral de segunda a sexta-feira, em horário comercial, haverá um ponto de coleta durante no início da Missa, junto à escadaria da Catedral. A oferta da Missa de Corpus Christi, bem como os cobertores arrecadados serão destinados à Campanha de Inverno Sinais de Esperança, da Cáritas da Diocese de Caxias do Sul.

Para maior conforto durante a celebração, a organização informa que quem desejar poderá levar sua própria cadeira ou banqueta. Os ministros e coroinhas que vão participar da Missa são convidados a levarem suas vestes litúrgicas para o momento celebrativo.

Continue lendo

Geral

Refis 2026 tem condições especiais para regularização de débitos

Publicado em

em

Contribuintes tem até 30 de novembro para acertar as contas com o município.

A Prefeitura de Caxias do Sul lançou o Programa de Recuperação Fiscal do Município – Refis 2026, oferecendo condições especiais para que pessoas físicas e jurídicas regularizem débitos tributários e não tributários junto ao Município.

Atualmente, o Município possui aproximadamente R$ 958 milhões em créditos inscritos em dívida ativa. O Refis 2026 foi estruturado para criar uma oportunidade de regularização para contribuintes com pendências, ao mesmo tempo em que fortalece a arrecadação necessária para a manutenção dos serviços públicos e dos investimentos realizados pela Administração Municipal.

Além de representar uma oportunidade para que cidadãos e empresas regularizem sua situação fiscal com descontos e parcelamentos diferenciados, o Refis 2026 possui importância estratégica em razão da Reforma Tributária. A composição média do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá gradualmente o ISS municipal e o ICMS estadual, passará por uma transição entre 2026 e 2033, com regras de distribuição de receitas que se estenderão até 2077.

Nesse contexto, a arrecadação do ISS registrada pelos municípios possui papel importante na definição da participação futura de cada cidade na repartição das receitas do novo sistema tributário. Por isso, a recuperação de créditos neste momento contribui não apenas para o equilíbrio das contas públicas atuais, mas também para a preservação da capacidade financeira do Município no longo prazo.

O diretor da Secretaria da Receita Municipal, Mário Bortolini, explica que o programa foi estruturado considerando os desafios da transição tributária nacional. “O Refis permite a recuperação de créditos importantes para o Município e auxilia na composição da média de arrecadação do ISS, que terá reflexos na distribuição futura das receitas do novo sistema tributário. É uma medida que beneficia tanto os contribuintes quanto o planejamento financeiro da cidade.”

O programa prevê descontos de até 100% sobre juros e multas para pagamentos à vista, além de condições especiais de parcelamento, com reduções que podem chegar a 60% e 50% dos encargos, conforme a modalidade escolhida. Também está mantida a possibilidade de dação em pagamento de imóveis, com desconto de até 90% sobre juros e multas, mediante análise técnica e interesse público do Município.

Os contribuintes poderão aderir ao programa até 30 de novembro. Entretanto, este ano, os parcelamentos deverão ser concluídos até dezembro, a quantidade de parcelas disponíveis será reduzida gradualmente ao longo do período de adesão. “Quem aderir até o final de maio poderá parcelar os débitos em até oito vezes. As adesões realizadas em junho permitirão parcelamento em até sete parcelas; em julho, até seis parcelas; em agosto, até cinco parcelas; em setembro, até quatro parcelas; em outubro, até três parcelas; e, para adesões realizadas até o encerramento do programa em novembro, será possível parcelar em até duas vezes. Dessa forma, quanto antes o contribuinte aderir ao programa, maiores serão as opções de parcelamento disponíveis”, argumenta o diretor.

Continue lendo