Conecte-se conosco

Sem categoria

Abertura da Campanha do Agasalho 2026 é neste sábado, 09, na praça Dante Alighieri

Publicado em

em

Como tema “Abraço que aquece”, campanha inicia em 09 de maio e segue até 20 de junho.

Lançada oficialmente nesta semana, a Campanha do Agasalho 2026, traz o tema “Abraço que aquece”. A Fundação Caxias, entidade que promove mais este evento, reafirma que o ato de doar vai muito além de entregar roupas, é um gesto de acolhimento, empatia e cuidado com o próximo. A abertura oficial acontece no próximo sábado, dia 09 de maio, das 08h às 18h, na Praça Dante Alighieri, e as doações serão aceitas até o dia 20 de junho.

Desenvolvida pela agência Intervene, a campanha nasce do conceito de que o verdadeiro calor vem das pessoas. Construída a muitas mãos, como o poder público, entidades, empresas, voluntários e a própria comunidade, a ação convida toda a cidade a olhar ao redor, não ficar indiferente às necessidades dos demais e agir.

A campanha alerta para uma realidade inegável: o inverno não chega igual para todos. Para alguns, é apenas mais uma estação; para outros, é uma luta diária por aquecimento e dignidade. Na Serra Gaúcha, onde as temperaturas já começaram a cair (com alguns municípios registrando as mínimas do ano), o apelo é ainda mais urgente. Faltam menos de 50 dias para o início oficial do inverno, e a Fundação Caxias reforça a importância de agir agora.

“O frio não atinge só o físico, por isso é necessário acolher. Queremos motivar a cidade para uma solidariedade ímpar”, destacou o coordenador da campanha, José Theodoro.

O personagem central da campanha deste ano é um polvo carismático que, com seus tentáculos, distribui roupas e abraços pela cidade, tornando-se o símbolo ideal de um gesto coletivo. Afinal, ninguém aquece uma cidade sozinho. Juntos é que se torna possível chegar a todos os lugares.

A organização das doações será ágil: as peças entregues no sábado de abertura serão coletadas no mesmo dia e encaminhadas para triagem na segunda-feira. A meta da Campanha do Agasalho 2026 é arrecadar cerca de 220 mil peças. Entre os itens aceitos estão: cobertores, roupas infantis, femininas e masculinas, mantas, meias e calçados.

A Fundação Caxias também reforça o conceito de doação consciente e digna: doar não é apenas entregar o que sobra, mas oferecer aquilo que realmente pode fazer a diferença na vida de alguém. Para isso, a campanha amplia os pontos de coleta e fortalece parcerias com empresas, instituições e veículos de mídia parceiros para que a mensagem chegue a toda a cidade.

Os locais de doação e demais informações serão disponibilizados nos próximos dias no site da entidade: fundacaocaxias.org.br.

Sobre a Fundação Caxias

A Fundação Caxias é uma entidade social privada sem fins lucrativos, fundada em 1969 por iniciativa de um grupo de empresários caxienses. Há 56 anos, a instituição promove ações visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade, com foco na inclusão social e na promoção de ações solidárias. Entre seus principais programas estão a Campanha do Agasalho, o Banco de Doações, o projeto Recirculando Eletrodomésticos e o Eagle’s Team.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Secretaria de Trânsito anuncia Linha Circular Rodoviária-Fórum

Publicado em

em

Serviço oferecerá transporte na região central próximo a outros pontos de movimento, como a Prefeitura, a FSG e a UPA Central.
Para ampliar opções de transporte público na região central, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), por meio da concessionária Caxias Urbano, colocará em operação a Linha Circular Rodoviária-Fórum, a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de junho.

A linha já operou, chamada de L86 – Circular Central, e será reativada como L.109 para contemplar deslocamentos estratégicos. A SMTTM anunciou a novidade na reunião da União das Associações de Bairros (UAB), no último sábado. 

O ônibus passará nas proximidades de importantes pontos de interesse público. Entre eles, a Rodoviária, o Fórum, o Bourbon Shopping San Pellegrino, a Prefeitura, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), a UPA Central e o Hospital Saúde, como demonstrado no mapa em anexo.

A linha será atendida por um veículo, operando com frequência de 40 minutos, de segunda-feira a sábado. Atenderá das 6h, com saída da Rodoviária, às 20h. Passará pelas ruas Ernesto Alves, Vereador Mário Pezzi, Os Dezoito do Forte, Dr. Montaury, Dom José Baréa, Marcílio Dias, Avenida Independência, Tronca, Marechal Floriano e Coronel Flores. Cada volta completa da linha terá cerca de 7 quilômetros de extensão.

Continue lendo

Sem categoria

Sindilojas Caxias orienta comércio local para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

Publicado em

em

Entidade reforça regras da CCT e bom senso nas relações de trabalho.

A rotina do comércio varejista em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo deve ser organizada com atenção às Convenções Coletivas de Trabalho vigentes e ao diálogo entre empregadores e empregados. A orientação é do Sindilojas Caxias, que reforça que não há previsão específica em norma coletiva sobre a abertura e o funcionamento dos estabelecimentos durante as partidas do Brasil.

Dessa forma, a entidade recomenda que os lojistas estejam cientes das disposições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Geral e na CCT de Domingos e Feriados, especialmente quando os jogos ocorrerem aos domingos. Nesses casos, as regras já estabelecidas para o funcionamento do comércio devem ser respeitadas.

O Sindilojas Caxias destaca que deve prevalecer o bom senso nas relações de trabalho. Caso haja interesse das partes em utilizar o banco de horas nos horários dos jogos da Seleção Brasileira, é necessário observar as disposições da cláusula trigésima segunda, § 6º, da CCT Geral aplicável às bases de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. Para Antônio Prado, deve ser considerada a cláusula vigésima quinta, § 5º, da respectiva CCT.

O Sindilojas ressalta que está garantida a livre iniciativa, cabendo a cada estabelecimento comercial decidir sobre a manutenção ou não do atendimento durante os jogos.

As empresas poderão, de comum acordo com o funcionário, optar pela realização das atividades de forma interna, observando as necessidades operacionais e as condições previamente ajustadas entre as partes. No caso das lojas localizadas em shopping centers, os lojistas deverão seguir as orientações da administração do empreendimento, sempre observando e respeitando as Convenções Coletivas de Trabalho vigentes. 

A entidade reforça que, em caso de dúvidas, os lojistas podem entrar em contato com o setor jurídico do Sindilojas Caxias pelo telefone (54) 4009-5517 ou pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br, para receber orientação sobre a correta aplicação das normas coletivas.

Continue lendo

Sem categoria

Parada do Orgulho LGBT+ leva cores e vibração à Avenida Paulista e comemora a trigésima edição

Publicado em

em

Ato deste ano lembra a importância do voto nas eleições.

No ano em que está celebrando 30 anos de existência, a Parada do Orgulho LGBT+ trouxe para as ruas muitas cores, muita vibração, muitas fantasias e muita bateção de leques. Enquanto as atrações dos trios elétricos ainda não tinham começado, o público se divertia tirando fotos com as diversas drags queens que passaram pela Avenida Paulista.

Uma que atendeu a diversos pedidos de fotos foi a DragZonna. “A Parada é uma representação importante”, disse ela. “Queremos mostrar nossa resistência e nossa força criativa para esse mundo porque só queremos alegria e colorido. Nosso movimento e nossa existência sempre estão ameaçados e podemos ser pegos de surpresa a qualquer momento para perder nossos direitos. Sempre estão à espreita e precisamos nos juntar para escolhermos boas pessoas que nos representem bem nesse Congresso e nesse governo”.

Neste ano, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo se manifesta com 14 trios elétricos, contando com a presença de artistas como Pabllo Vittar, Urias, Gloria Groove, Pepita, Diego Martins, Jup do Bairro, Melody, MC Soffia, Isma, Katy da Voz e As Abusadas, MC Trans, Zumbicore e Thiago Pantaleão, além da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello. A Parada tem início na Avenida Paulista, mas seguirá em caminhada até a Praça da República.

Urna Gigante

A parada também levou para as ruas de São Paulo uma imensa urna para alertar sobre a importância do voto. Chamada de Votinho, a urna foi colocada em um ponto de destaque na Avenida Paulista chamando a atenção para o tema do evento neste ano – 30 Anos Parada SP: A rua convoca, a urna confirma.

E para marcar esse debate, os participantes da Parada levaram para as ruas não só as cores do arco-íris, símbolo do movimento, como também as cores da bandeira brasileira. 

Apesar da alegria pela seleção e pelo evento, Santana reforçou que se preocupa com os resultados das próximas eleições. “Essa Parada pode ser a última da nossa vida, dependendo do que vamos encontrar na eleição que está por vir. É preciso dar resistência e consciência para as pessoas para mostrar que não podemos perder essa luta e essa batalha. Foram 30 anos só de parada e essa é uma conquista imensa”, reforçou. “Votem conscientes porque o voto LGBTQIA+ é muito importante porque podemos não ter mais a Parada ou não sermos mais respeitados e termos garantidos os nossos direitos”.

Continue lendo