Conecte-se conosco

Sem categoria

Caxias do Sul sedia Fórum do Ministério da Cultura sobre incentivo à cultura e Lei Rouanet

Publicado em

em

Encontro itinerante do Ministério da Cultura acontece de 6 a 8 de maio e reúne agentes culturais, gestores públicos e setor produtivo.

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) do Ministério da Cultura (MinC) realiza, entre os dias 6 e 8 de maio, sua próxima reunião itinerante em Caxias do Sul (RS), marcando a primeira passagem do colegiado pela região Sul em 2026. O encontro reforça a estratégia do Ministério da Cultura (MinC) de ampliar o acesso à Lei Rouanet e aproximar o mecanismo de incentivo fiscal de produtores culturais, gestores públicos e investidores em todo o país. 

Com a presença do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Thiago Rocha, a programação reúne fóruns, encontros setoriais, sessões plenárias e visitas técnicas a projetos culturais da região, além de espaços de diálogo com o empresariado local. A iniciativa integra o processo de nacionalização dos recursos da Lei Rouanet, promovendo maior equilíbrio na distribuição do fomento cultural e ampliando o acesso ao mecanismo em todas as regiões do Brasil. 

A CNIC é responsável por assessorar o Ministério da Cultura na análise de projetos culturais e no aprimoramento das políticas de incentivo fiscal. Ao se deslocar para diferentes territórios, o colegiado promove uma aproximação direta com a realidade local, incentivando novas propostas e fortalecendo redes culturais regionais. 

“O objetivo das itinerâncias é justamente aproximar a política pública da ponta. Quando a CNIC chega aos territórios, ela amplia o acesso à informação, qualifica projetos e cria oportunidades para artistas e produtores culturais”, afirma o secretário. 

A agenda em Caxias do Sul contempla diálogos setoriais nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual, humanidades e patrimônio cultural, além de debates sobre o marco regulatório do incentivo e encontros com empresários interessados em investir via Lei Rouanet. A programação inclui ainda a realização da 370ª reunião plenária da CNIC, com análise de projetos culturais, com transmissão ao vivo pelo canal do MinC. Ao longo de três dias, também acontecem visitas técnicas a iniciativas culturais apoiadas pelo mecanismo na Serra Gaúcha, evidenciando na prática os resultados do incentivo e sua capacidade de transformação nos territórios. 

“A Lei Rouanet é um instrumento que conecta cultura e desenvolvimento. Ela permite que empresas invistam em projetos com impacto direto nas comunidades, fortalecendo identidades locais e gerando emprego e renda”, completa Thiago Rocha. 

A iniciativa em Caxias do Sul ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul – Secretaria da Cultura e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Fundação Marcopolo, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau e o Comitê de Cultura do Rio Grande do Sul. Para inscrições, clique aqui ou por meio do endereço eletrônico bit.ly/cniccaxiasdosul 

Confira abaixo a programação completa:  

6 de maio (quarta-feira) 

Local: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, n. 1130, Bloco M) 

9h: Receptivo com apresentação cultural 

9h30: Abertura oficial com autoridades 

10h: Painel: Fomento à Cultura em Caxias do Sul, com a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul 

10h20: Painel: Fomento à Cultura no Rio Grande do Sul, com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul 

10h40: Painel: A Lei Rouanet, com a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura/MinC 

Tarde – Encontros setoriais com a CNIC 

Local: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, n. 1130, Bloco M) 

14h30 às 17h30: Diálogos entre agentes culturais e comissários, divididos por áreas: 

Sala 1: Artes Cênicas, Artes Visuais e Música 

Sala 2: Audiovisual 

Sala 3: Humanidades 

Sala 4: Patrimônio Cultural 

17h30: Intervalo 

 18h30: Masterclass: Roteiro de Ficção de Curta, Média e Longa-metragem por Rafael Peixoto, comissário de Audiovisual na CNIC 

Local: Sala de Cinema Ulysses Geremia – Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo) 

7 de maio (quinta-feira) 

Local: Fundação Marcopolo (Rua Pinheiro Machado, 410, São Pelegrino) 

9h30 às 12h30: Debates sobre a Instrução Normativa MinC nº 29, de 29 de janeiro 2026 

8 de maio (sexta-feira)
Visitas técnicas da equipe à projetos culturais viabilizados pelo mecanismo de incentivo à cultura. 

Outras informações: imprensa.minc@cultura.gov.br  

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Secretaria de Trânsito anuncia Linha Circular Rodoviária-Fórum

Publicado em

em

Serviço oferecerá transporte na região central próximo a outros pontos de movimento, como a Prefeitura, a FSG e a UPA Central.
Para ampliar opções de transporte público na região central, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), por meio da concessionária Caxias Urbano, colocará em operação a Linha Circular Rodoviária-Fórum, a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de junho.

A linha já operou, chamada de L86 – Circular Central, e será reativada como L.109 para contemplar deslocamentos estratégicos. A SMTTM anunciou a novidade na reunião da União das Associações de Bairros (UAB), no último sábado. 

O ônibus passará nas proximidades de importantes pontos de interesse público. Entre eles, a Rodoviária, o Fórum, o Bourbon Shopping San Pellegrino, a Prefeitura, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), a UPA Central e o Hospital Saúde, como demonstrado no mapa em anexo.

A linha será atendida por um veículo, operando com frequência de 40 minutos, de segunda-feira a sábado. Atenderá das 6h, com saída da Rodoviária, às 20h. Passará pelas ruas Ernesto Alves, Vereador Mário Pezzi, Os Dezoito do Forte, Dr. Montaury, Dom José Baréa, Marcílio Dias, Avenida Independência, Tronca, Marechal Floriano e Coronel Flores. Cada volta completa da linha terá cerca de 7 quilômetros de extensão.

Continue lendo

Sem categoria

Sindilojas Caxias orienta comércio local para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

Publicado em

em

Entidade reforça regras da CCT e bom senso nas relações de trabalho.

A rotina do comércio varejista em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo deve ser organizada com atenção às Convenções Coletivas de Trabalho vigentes e ao diálogo entre empregadores e empregados. A orientação é do Sindilojas Caxias, que reforça que não há previsão específica em norma coletiva sobre a abertura e o funcionamento dos estabelecimentos durante as partidas do Brasil.

Dessa forma, a entidade recomenda que os lojistas estejam cientes das disposições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Geral e na CCT de Domingos e Feriados, especialmente quando os jogos ocorrerem aos domingos. Nesses casos, as regras já estabelecidas para o funcionamento do comércio devem ser respeitadas.

O Sindilojas Caxias destaca que deve prevalecer o bom senso nas relações de trabalho. Caso haja interesse das partes em utilizar o banco de horas nos horários dos jogos da Seleção Brasileira, é necessário observar as disposições da cláusula trigésima segunda, § 6º, da CCT Geral aplicável às bases de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. Para Antônio Prado, deve ser considerada a cláusula vigésima quinta, § 5º, da respectiva CCT.

O Sindilojas ressalta que está garantida a livre iniciativa, cabendo a cada estabelecimento comercial decidir sobre a manutenção ou não do atendimento durante os jogos.

As empresas poderão, de comum acordo com o funcionário, optar pela realização das atividades de forma interna, observando as necessidades operacionais e as condições previamente ajustadas entre as partes. No caso das lojas localizadas em shopping centers, os lojistas deverão seguir as orientações da administração do empreendimento, sempre observando e respeitando as Convenções Coletivas de Trabalho vigentes. 

A entidade reforça que, em caso de dúvidas, os lojistas podem entrar em contato com o setor jurídico do Sindilojas Caxias pelo telefone (54) 4009-5517 ou pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br, para receber orientação sobre a correta aplicação das normas coletivas.

Continue lendo

Sem categoria

Parada do Orgulho LGBT+ leva cores e vibração à Avenida Paulista e comemora a trigésima edição

Publicado em

em

Ato deste ano lembra a importância do voto nas eleições.

No ano em que está celebrando 30 anos de existência, a Parada do Orgulho LGBT+ trouxe para as ruas muitas cores, muita vibração, muitas fantasias e muita bateção de leques. Enquanto as atrações dos trios elétricos ainda não tinham começado, o público se divertia tirando fotos com as diversas drags queens que passaram pela Avenida Paulista.

Uma que atendeu a diversos pedidos de fotos foi a DragZonna. “A Parada é uma representação importante”, disse ela. “Queremos mostrar nossa resistência e nossa força criativa para esse mundo porque só queremos alegria e colorido. Nosso movimento e nossa existência sempre estão ameaçados e podemos ser pegos de surpresa a qualquer momento para perder nossos direitos. Sempre estão à espreita e precisamos nos juntar para escolhermos boas pessoas que nos representem bem nesse Congresso e nesse governo”.

Neste ano, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo se manifesta com 14 trios elétricos, contando com a presença de artistas como Pabllo Vittar, Urias, Gloria Groove, Pepita, Diego Martins, Jup do Bairro, Melody, MC Soffia, Isma, Katy da Voz e As Abusadas, MC Trans, Zumbicore e Thiago Pantaleão, além da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello. A Parada tem início na Avenida Paulista, mas seguirá em caminhada até a Praça da República.

Urna Gigante

A parada também levou para as ruas de São Paulo uma imensa urna para alertar sobre a importância do voto. Chamada de Votinho, a urna foi colocada em um ponto de destaque na Avenida Paulista chamando a atenção para o tema do evento neste ano – 30 Anos Parada SP: A rua convoca, a urna confirma.

E para marcar esse debate, os participantes da Parada levaram para as ruas não só as cores do arco-íris, símbolo do movimento, como também as cores da bandeira brasileira. 

Apesar da alegria pela seleção e pelo evento, Santana reforçou que se preocupa com os resultados das próximas eleições. “Essa Parada pode ser a última da nossa vida, dependendo do que vamos encontrar na eleição que está por vir. É preciso dar resistência e consciência para as pessoas para mostrar que não podemos perder essa luta e essa batalha. Foram 30 anos só de parada e essa é uma conquista imensa”, reforçou. “Votem conscientes porque o voto LGBTQIA+ é muito importante porque podemos não ter mais a Parada ou não sermos mais respeitados e termos garantidos os nossos direitos”.

Continue lendo