Conecte-se conosco

Sem categoria

11ª Copa de Saltos Hípica da Serra será nos dias 25 e 26 de abril

Publicado em

em

Tássia Maieski

Evento entrou para o calendário oficial de Caxias do Sul e deve  reunir mais de 120 competidores do RS.

A 11ª Copa de Saltos Hípica da Serra já tem data definida e chega a 2026 consolidada como uma das principais competições do hipismo gaúcho. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Escola de Equitação Hípica da Serra, em Ana Rech, Caxias do Sul, com programação das 9h às 18h e entrada gratuita. O evento deve reunir mais de 120 competidores, entre cavaleiros e amazonas de diferentes municípios do Rio Grande do Sul, com presença já esperada de participantes de Caxias do Sul, Campo Bom, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gramado e Bento Gonçalves, além de estar aberto a interessados de toda a região. Cavaleiros e amazonas interessados em se inscrever dem acessar o site da Live Horse .

A Copa de Saltos é válida como uma das etapas oficiais da Copa Gaúcha, reunindo atletas de diferentes níveis técnicos em provas que exigem precisão, sintonia e controle entre cavalo e cavaleiro ou amazona. A programação inclui provas com obstáculos que variam de 0,40m a 1,30m de altura, permitindo a participação desde iniciantes até categorias mais avançadas. Nas disputas, os conjuntos (como se nomeia o cavalo e o cavaleiro, no hipismo) percorrem trajetos com uma sequência de obstáculos dentro de um tempo determinado, sendo penalizados a cada erro. O desempenho combina técnica e estratégia, e os resultados contribuem para a classificação no ranking estadual.

Realizado em um ambiente aberto e integrado à natureza, o evento oferece ao público a possibilidade de acompanhar de perto não apenas as provas, mas também os bastidores da preparação dos conjuntos. Haverá arquibancada disponível, mas o público pode levar cadeiras de praia para aproveitar com mais conforto os diferentes espaços da hípica junto à natureza. O evento também oferece uma variada praça de alimentação com lanches e sobremesas, drinks, vinhos e espumantes. Ainda há uma pequena feira com expositores que apresentam acessórios para equitação. 

A edição de 2026 ocorre em um momento importante para a competição. A Copa de Saltos Hípica da Serra passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Caxias do Sul, já sancionada pelo prefeito Adiló.

A 11ª Copa de Saltos Hípica da Serra conta com financiamento do Pró-Esporte, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Patrocínio: SanMartim, Casa Perini, Keko, Grupo DRSul, Virtu Empreendimentos Imobiliários e King Apolo Grife Equestre. Realização: Escola de Equitação Hípica da Serra.

Sobre a Hípica da Serra

A Hípica da Serra Escola de Equitação existe há 38 anos. Com sede própria em Ana Rech, Caxias do Sul, conta com aproximadamente 50 alunos e trabalha fortemente pela divulgação e qualificação do ensino da equitação na Serra Gaúcha. À frente da Hípica da Serra e da organização da Copa está Anette Titton De Carli, professora de equitação, atleta reconhecida e uma das principais responsáveis pelo fortalecimento do hipismo na Serra Gaúcha. Com trajetória marcada por dedicação e visão de futuro, Anette tem sido peça-chave na consolidação da Copa de Saltos e no incentivo à prática esportiva entre jovens e crianças.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Secretaria de Trânsito anuncia Linha Circular Rodoviária-Fórum

Publicado em

em

Serviço oferecerá transporte na região central próximo a outros pontos de movimento, como a Prefeitura, a FSG e a UPA Central.
Para ampliar opções de transporte público na região central, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), por meio da concessionária Caxias Urbano, colocará em operação a Linha Circular Rodoviária-Fórum, a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de junho.

A linha já operou, chamada de L86 – Circular Central, e será reativada como L.109 para contemplar deslocamentos estratégicos. A SMTTM anunciou a novidade na reunião da União das Associações de Bairros (UAB), no último sábado. 

O ônibus passará nas proximidades de importantes pontos de interesse público. Entre eles, a Rodoviária, o Fórum, o Bourbon Shopping San Pellegrino, a Prefeitura, a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), a UPA Central e o Hospital Saúde, como demonstrado no mapa em anexo.

A linha será atendida por um veículo, operando com frequência de 40 minutos, de segunda-feira a sábado. Atenderá das 6h, com saída da Rodoviária, às 20h. Passará pelas ruas Ernesto Alves, Vereador Mário Pezzi, Os Dezoito do Forte, Dr. Montaury, Dom José Baréa, Marcílio Dias, Avenida Independência, Tronca, Marechal Floriano e Coronel Flores. Cada volta completa da linha terá cerca de 7 quilômetros de extensão.

Continue lendo

Sem categoria

Sindilojas Caxias orienta comércio local para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

Publicado em

em

Entidade reforça regras da CCT e bom senso nas relações de trabalho.

A rotina do comércio varejista em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo deve ser organizada com atenção às Convenções Coletivas de Trabalho vigentes e ao diálogo entre empregadores e empregados. A orientação é do Sindilojas Caxias, que reforça que não há previsão específica em norma coletiva sobre a abertura e o funcionamento dos estabelecimentos durante as partidas do Brasil.

Dessa forma, a entidade recomenda que os lojistas estejam cientes das disposições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) Geral e na CCT de Domingos e Feriados, especialmente quando os jogos ocorrerem aos domingos. Nesses casos, as regras já estabelecidas para o funcionamento do comércio devem ser respeitadas.

O Sindilojas Caxias destaca que deve prevalecer o bom senso nas relações de trabalho. Caso haja interesse das partes em utilizar o banco de horas nos horários dos jogos da Seleção Brasileira, é necessário observar as disposições da cláusula trigésima segunda, § 6º, da CCT Geral aplicável às bases de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. Para Antônio Prado, deve ser considerada a cláusula vigésima quinta, § 5º, da respectiva CCT.

O Sindilojas ressalta que está garantida a livre iniciativa, cabendo a cada estabelecimento comercial decidir sobre a manutenção ou não do atendimento durante os jogos.

As empresas poderão, de comum acordo com o funcionário, optar pela realização das atividades de forma interna, observando as necessidades operacionais e as condições previamente ajustadas entre as partes. No caso das lojas localizadas em shopping centers, os lojistas deverão seguir as orientações da administração do empreendimento, sempre observando e respeitando as Convenções Coletivas de Trabalho vigentes. 

A entidade reforça que, em caso de dúvidas, os lojistas podem entrar em contato com o setor jurídico do Sindilojas Caxias pelo telefone (54) 4009-5517 ou pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br, para receber orientação sobre a correta aplicação das normas coletivas.

Continue lendo

Sem categoria

Parada do Orgulho LGBT+ leva cores e vibração à Avenida Paulista e comemora a trigésima edição

Publicado em

em

Ato deste ano lembra a importância do voto nas eleições.

No ano em que está celebrando 30 anos de existência, a Parada do Orgulho LGBT+ trouxe para as ruas muitas cores, muita vibração, muitas fantasias e muita bateção de leques. Enquanto as atrações dos trios elétricos ainda não tinham começado, o público se divertia tirando fotos com as diversas drags queens que passaram pela Avenida Paulista.

Uma que atendeu a diversos pedidos de fotos foi a DragZonna. “A Parada é uma representação importante”, disse ela. “Queremos mostrar nossa resistência e nossa força criativa para esse mundo porque só queremos alegria e colorido. Nosso movimento e nossa existência sempre estão ameaçados e podemos ser pegos de surpresa a qualquer momento para perder nossos direitos. Sempre estão à espreita e precisamos nos juntar para escolhermos boas pessoas que nos representem bem nesse Congresso e nesse governo”.

Neste ano, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo se manifesta com 14 trios elétricos, contando com a presença de artistas como Pabllo Vittar, Urias, Gloria Groove, Pepita, Diego Martins, Jup do Bairro, Melody, MC Soffia, Isma, Katy da Voz e As Abusadas, MC Trans, Zumbicore e Thiago Pantaleão, além da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello. A Parada tem início na Avenida Paulista, mas seguirá em caminhada até a Praça da República.

Urna Gigante

A parada também levou para as ruas de São Paulo uma imensa urna para alertar sobre a importância do voto. Chamada de Votinho, a urna foi colocada em um ponto de destaque na Avenida Paulista chamando a atenção para o tema do evento neste ano – 30 Anos Parada SP: A rua convoca, a urna confirma.

E para marcar esse debate, os participantes da Parada levaram para as ruas não só as cores do arco-íris, símbolo do movimento, como também as cores da bandeira brasileira. 

Apesar da alegria pela seleção e pelo evento, Santana reforçou que se preocupa com os resultados das próximas eleições. “Essa Parada pode ser a última da nossa vida, dependendo do que vamos encontrar na eleição que está por vir. É preciso dar resistência e consciência para as pessoas para mostrar que não podemos perder essa luta e essa batalha. Foram 30 anos só de parada e essa é uma conquista imensa”, reforçou. “Votem conscientes porque o voto LGBTQIA+ é muito importante porque podemos não ter mais a Parada ou não sermos mais respeitados e termos garantidos os nossos direitos”.

Continue lendo