Cultura

Secretaria da Cultura abre inscrições para Oficinas Gratuitas de Artes Cênicas

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Os interessados devem se inscrever até o dia 02 de novembro por meio de formulário

O Instituto Estadual das Artes Cênicas (IEACen), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), com o intuito de fomentar o ecossistema dos festivais de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul, através do estímulo ao eixo formativo dos mesmos, apresenta uma sequência de contratações de oficinas vinculadas aos festivais realizados em diversas cidades do estado.

Por meio desta ação, dois importantes e consolidados festivais da cidade, o Caxias em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas e o Téti Festival de Arte e Cultura para a infância, realizam de 03 a 24 de novembro,  um ciclo de oficinas gratuitas para o público acima de 16 anos, com o objetivo de instrumentalizar profissionais das artes cênicas do município.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 02 de novembro por meio de formulário:  https://forms.gle/tM2piEG13ifKFhk5A

Todas as oficinas oferecerão certificação de participação.

Para ficar por dentro da programação cultural da cidade basta acessar cultura.caxias.rs.gov.br

Serviço: 

IAECen, Caxias em Cena e Festival Téti apresentam: Oficinas gratuitas de Artes Cênicas

Inscrições: até o dia 02 de novembro.

Data: de 03 a 24 de novembro.

Informações: 54 3901.1316 (ramal 205)

PROGRAMAÇÃO:

Oficina: Escrever para crianças e jovens – Novos e velhos desafios com Luciana Comin

Data: 03, 10, 17 e 24 de novembro

Horário: 19h30 às 22h

Formato Online

Sobre: Oficina teórico prática voltada para artistas e educadores que querem ampliar seu repertório de narrativas para as infâncias e juventudes e exercitar a prática da escrita criativa a partir de exercícios de escrita e reescrita. O objetivo é estimular a criação de novas narrativas para esse público, levando-se em consideração atravessamentos históricos e políticos, vivências e saberes, nos quais se situam as artes para infância e juventude, além das discussões sobre gênero, raça e sexualidade, representados nas obras para pequenas e jovens audiências. Serão lidos e analisados trechos de textos produzidos recentemente no Brasil, Portugal, América do Norte e Sul, fomentando a discussões acerca das temáticas, abordagens e formatos dramatúrgicos. A cada encontro serão propostos exercícios práticos que servirão de suporte para o desenvolvimento de cenas curtas produzidas pelos alunos e alunas.

Oficina de Dança: Composição Coreográfica com Matheus Brusa

Data: 05 de novembro

Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 18h30

Local: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – Sala da Cia. Municipal de Dança

Formato Presencial

Sobre: Compreensão acerca das possibilidades de entendimento da dança através da contemporaneidade; Aquecimento articular; Partituras coreográficas de chão envolvendo questões técnicas desta vertente; Desenvolvimento cartográfico a partir de conceitos específicos; Estruturação de corporeidades distintas conforme os conceitos propostos; Conscientização dos fatores envolvidos que moldam a dramaturgia corporal e cênica; Conscientização das qualidades de movimento desenvolvidas nas cartografias propostas em aula com intuito de valorizar as mesmas, ampliando as diferenças e potências, entre outros.

Oficina: Processos de Criação em Dança Inclusiva/Contemporânea com Cristian Bernich

Data: 05 e 06 de novembro

Horário: 14h às 18h e 9h às 12h

Local: Biblioteca Parque – Largo da Estação Férrea

Formato Presencial (com transmissão online no canal da Secretaria da Cultura)

PÚBLICO-ALVO: Pessoas com deficiência, artistas da área da dança, artes visuais, fotografia, produção de audiovisual-cinema e demais interessados em processos de criação em linguagens não verbais.

Oficina de Circo/Teatro: A Corporeidade do ator na poesia do espaço com Claudia Severo

Data: 05 e 06 de novembro

Horário: 14h às 18h

Local: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – Salão de Artes

Formato Presencial

Sobre: Contribuir de forma prática para que o atuador desenvolva sua potência artística através da corporeidade como o cerne da criação e como veículo para uma escritura cênica e tendo como princípio fundante a ideia do atuador-criador.

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