Conecte-se conosco

Saúde

Estilo de vida e cuidados nos ambientes podem ajudar a evitar doenças respiratórias

Publicado em

em

Inverno colabora para aumento de infecções e episódios agudos de condições crônicas de saúde

No inverno, é comum a convivência com espirros, tosse e coriza. Esses são sintomas respiratórios, que podem derivar de infecções ou episódios agudos de doenças crônicas. Essa ativação de diferentes quadros de saúde faz com que o período mais frio do ano demande ainda mais cuidados para garantir o bem-estar no dia a dia.

A médica Naiane Melissa Dartora Santos, coordenadora da Medicina Preventiva do Círculo Saúde, explica que o frio intenso, a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica são fatores que irritam as mucosas respiratórias. Isso favorece o aparecimento dessas doenças. A aglomeração em locais fechados é outro aspecto que implica na incidência maior de infecções respiratórias, já que a disseminação dos vírus ocorre pelo ar.

“Por isso, devemos manter os locais bem ventilados e arejados. Um cuidado essencial na proteção e prevenção é a lavagem frequente das mãos, pois esta é uma via de transmissão importante. Essa higienização deve ser feita preferencialmente com água e sabão. Outras medidas como proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, também são muito importantes”, detalha.

A prevenção também passa pelo estilo de vida: manter uma boa hidratação, ter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes e praticar exercícios físicos são medidas de estímulo ao sistema imunológico. Nos ambientes, a orientação é evitar exposição a ácaros presentes em pelos de animais de estimação, carpetes, tapetes, cortinas, fumaça de cigarro, poeira e mofo.

Além disso, a vacina da gripe é uma aliada contra as formas mais graves de influenza. O uso de máscaras, o que foi amplamente praticado durante o período mais grave da pandemia de covid-19, segue recomendado. O fisioterapeuta Ney Stedile, mestre em Ciências Pneumológicas, adiciona a sugestão de manter o nariz higienizado com a lavagem com soro.

Fisioterapeuta Ney Stedile – Crédito: Círculo Saúde/Divulgação.

Embora a recuperação de doenças respiratórias costume evoluir bem, há casos de piora no quadro. “Geralmente essa condição é mais comum em pessoas com imunidade mais baixa, que tenham uma doença de base além da infecção respiratória adquirida. Também é comum, pelo mesmo motivo de imunidade, em pessoas mais idosas (acima de 60 anos) e crianças (em especial as prematuras)”, pontua Stedile.

Nesses casos especialmente, é preciso ficar atento à evolução do quadro, para não deixar a situação se agravar. “A hora de procurar o médico é quando os sintomas ficarem mais intensos, com febre persistente, dificuldade para respirar ou falta de ar, ronqueira ou chiado no peito, tosse persistente com catarro espesso e quadros arrastados com duração de mais de cinco dias”, descreve Naiane.

• Principais doenças respiratórias no outono/inverno:

Infecções por vírus respiratórios causando frequentemente quadros de gripe, resfriado, laringite, faringite e bronquite. Mas, também é um período em que ocorrem episódios agudos nas doenças crônicas respiratórias como crises de rinite alérgica e de asma, exacerbação da bronquite crônica, da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e do enfisema pulmonar. Além de outras infecções bacterianas como sinusite, otite, amigdalite e pneumonia.

• Como prevenir doenças respiratórias

1. Mantenha-se bem hidratado. Procure ingerir bastante líquido, especialmente água, durante o dia;

2. Mantenha o ambiente que você está sempre bem arejado e limpo;

3. Evite exposição a locais com fumaça e outros poluentes;

4. Evite as exposições prolongadas às baixas temperaturas e use roupas adequadas para proteger-se do frio;

5. Evite permanecer muito tempo em ambientes com ar condicionado ou em locais com ar seco demais; tenha cuidado redobrado com mudanças de temperatura.

6. Fique atento aos sintomas de chiado, febre e tosse persistentes, procure um médico;

7. Evite contato com pessoas resfriadas, gripadas ou com outras doenças transmissíveis por via respiratória; caso tenha contato, opte por fazer uso de máscara e lembre-se de higienizar as mãos após contato com água e sabão e fazer uso de álcool 70%;

8. Lave suas mãos com frequência e evite o contato das mãos sujas com mucosas (olhos, nariz e boca);

9. Procure realizar uma atividade física do seu gosto que mantenha seu corpo sempre em movimento e auxilie na parte cardiorrespiratória.

• Cuidados a serem tomados no processo de recuperação

1. Mantenha boa hidratação e alimentação;

2. Procure a prática de algum exercício físico aeróbico orientado;

3. Evite exposição a baixas temperaturas, ou mudanças bruscas, e busque agasalhar-se de forma adequada.

Fontes: médica Naiane Melissa Dartora Santos e fisioterapeuta Ney Stedile

Flavia Noal | Ricardo Dini

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vacina Caxias ocorre no próximo sábado na Praça Dante Alighieri

Publicado em

em

Secretaria da Saúde

4ª edição integra a programação do aniversário de 136 anos da cidade e contará com dois pontos de vacinação na área central. As UBSs não atenderão neste sábado.

Ao invés de ocorrer no último sábado do mês, a Campanha Vacina Caxias, que estará na sua quarta edição, será antecipada para este sábado, dia 20 de junho, e totalmente concentrada na Praça Dante Alighieri, sem o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste dia – nem no último sábado do mês -, mas com o reforço de servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e parceiros, como as unidades da Cruz Vermelha e do Sesc Saúde Preventiva, do Rotary Clube e da FSG. O horário de atendimento será das 10h às 16h. Serão mais de 30 tipos de doses ofertadas à população, principalmente a da gripe (Influenza), para toda a população. E a SMS terá três estruturas para ampliar a imunização. A opção do dia 20 ocorre justamente porque Caxias do Sul completa 136 anos nesta data. Em caso de chuva, a vacinação será cancelada.

A unidade do Sesc está instalada na praça desde 20 de maio e seguirá até o começo de julho para a vacinação do calendário, exceto para crianças com menos de 6 anos, em razão de uma determinação do Estado. Nas outras três edições do Vacina Caxias, assim como no dia 20 de junho, o ônibus da Cruz Vermelha estará presente, também com reforço de voluntários. A diretora de Vigilância em Saúde, Magda Teles, ainda confirmou o apoio do Rotary Clube, que vai ajudar nas filas, já que se espera um grande contingente de caxienses, e a FSG irá auxiliar nas aplicações das vacinas e organização do evento. A empresa XPlay também presta apoio com internet.

O secretário da Saúde, Rafael Bueno, ressaltou a necessidade de o Município elevar o índice de imunização a todos os públicos. “Será um dia de comemoração, de vacinação pela vida. Pelo aniversário da nossa Caxias do Sul, que temos de festejar, e também um grande encontro pela imunização, pela prevenção. Temos que fazer o possível para levar as vacinas a todas as pessoas. Vamos em busca de cada braço que precisar de uma vacina”, destacou, conclamando que pessoas compareçam.

Para receber a imunização, o cidadão deve levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.

Nas três edições anteriores do Vacina Caxias, 10.361 doses foram aplicadas, sendo a maioria contra a gripe Influenza 6.561 (63,3%).

Números atuais da Influenza

Grupos prioritários – 55.512 (45,07%) – Meta de atingir pelo menos 90% de 123.163

Crianças (menores de 6 anos) – 9.555 (34,48%) – Meta de chegar a 27.715

Idosos (acima de 60 anos) – 44.347 (48,29%) – Meta alcançar 91.843 

Grupos não prioritários – 16.308 

Continue lendo

Destaque

Sesc Caxias do Sul promove palestra sobre prevenção de quedas na população idosa

Publicado em

em

Divulgação SESC

Atividade alusiva ao Dia Mundial da Prevenção de Quedas aborda cuidados para preservar a autonomia, a segurança e a qualidade de vida na maturidade.

Com o objetivo de conscientizar sobre um dos principais desafios relacionados à saúde da população idosa, o Sesc Caxias do Sul realiza a palestra “Reflexões sobre Prevenção de Quedas”, ministrada pela educadora física e instrutora da Academia do Sesc, Shaiane Dutra. A atividade integra as mobilizações pelo Dia mundial de Prevenção de Quedas, acontece dia 19 de junho, no Teatro do Sesc Caxias do Sul, às 14, e é voltada a grupos de convivência e demais serviços que atendem pessoas idosas no município Durante o encontro, serão abordados fatores de risco, estratégias de prevenção e a importância da adoção de hábitos que contribuam para a manutenção da autonomia e da qualidade de vida.

Consideradas um importante problema de saúde pública, as quedas estão entre as principais causas de internação hospitalar por acidentes entre pessoas idosas no Brasil. Dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) apontam que esse tipo de ocorrência representa uma parcela significativa dos atendimentos relacionados a acidentes nessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% das pessoas idosas sofrem ao menos uma queda por ano, sendo que muitos desses episódios acontecem dentro da própria residência. 

Além das consequências físicas, como fraturas e limitações funcionais, os acidentes podem provocar perda de independência, redução da mobilidade e impactos emocionais. Informações da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) indicam que as quedas também figuram entre as principais causas de atendimentos de urgência, hospitalizações e mortes acidentais entre idosos. 

Conforme a facilitadora da Maturidade Ativa do Sesc Caxias do Sul, Adriele Massafra Dobler, promover informações sobre prevenção de quedas é uma forma de contribuir diretamente para o bem-estar, além de preservar a vida da população idosa. “As quedas podem trazer consequências significativas para a autonomia, a confiança e a qualidade de vida das pessoas idosas. Por isso, consideramos fundamental oferecer espaços de orientação e conscientização que auxiliem na prevenção desses acidentes e fortaleçam o envelhecimento ativo e saudável”, salientou. 

O evento é gratuito, com vagas limitadas. A participação requer inscrição prévia com a facilitadora do Programa Sesc Maturidade Ativa, Adriele Massafra Dobler, através do número (54) 99297-4313.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 60 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa

Continue lendo

Destaque

Associação Mão Amiga inicia atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte

Publicado em

em

Daniel Corrêa

Instituição fez contrato emergencial por 90 dias com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, num investimento de quase R$ 6 milhões mensais.

Os primeiros atendimentos nas UPAs Central e da Zona Norte, sob a nova gestão da Associação Mão Amiga, começaram nos primeiros minutos desta quarta-feira (10/06) e se estenderam madrugada adentro e nesta manhã sem contratempos sem muitas filas. A contratação da entidade foi anunciada na manhã de terça-feira (09/06) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e será em caráter emergencial, com duração de 90 dias. Neste período, a Mão Amiga receberá do Município cerca de R$ 3,4 milhões para a administração da UPA Central e R$ 2,5 milhões para a UPA Zona Norte. Os valores serão destinados ao custeio mensal das contas e ao pagamento dos funcionários das unidades. 

A SMS rescindiu o contrato com o Ideas, que administrava ambas as unidades e está respondendo por diversas situações irregulares. O secretário Rafael Bueno trouxe à tona apontamentos, notificações e encaminhamentos jurídicos, além de outras informações, em entrevista coletiva à imprensa, durante o anúncio da troca de gestão. Uma das primeiras medidas adotadas pela Associação foi o início dos exames admissionais dos profissionais das duas unidades, que têm preferência de contratação. O processo está sendo realizado por uma empresa especializada em medicina do trabalho. Cerca de 200 funcionários de cada uma das UPAs já manifestaram a intenção de permanecer na nova gestão. 

O Vice-Prefeito Edson Néspolo, o secretário da Saúde, Rafael Bueno, o adjunto da Saúde, Mário Taddeucci, a equipe de trabalho da SMS, o Frei Jaime, presidente da Mão Amiga, além de representantes da sociedade, estiveram no ato de repasse da UPA Central à nova administração, exatamente à meia-noite desta terça-feira, assim como ocorreu na UPA Zona Norte. Além do ato, ocorreu uma bênção do Frei em nome dos usuários do SUS e funcionários das unidades.

Em sua fala, o secretário Bueno destacou o grande apoio da Mão Amiga nesta virada de chave, pediu desculpas aos funcionários que tiveram seus direitos renegados nos últimos meses, assim como fornecedores, e solicitou apoio de todos nesse momento importante para a cidade. Ele classificou como novos tempos, como apoio de todos servidores envolvidos neste processo há meses, porque ressaltou que não poderia ser “de uma hora para outra” o rompimento do contrato com o Ideas.

O Frei Jaime ressaltou que o Mão Amiga assume essa missão porque está no DNA da instituição cuidar da vida das pessoas, principalmente as que mais precisam, garantindo que os funcionários das UPAs terão um tratamento digno, como merecem, e abraçar os usuários dos SUS com acolhimento e total atenção.

Já Edson Néspolo lembrou que Caxias do Sul é uma cidade acolhedora, fez menção ao trabalho importante da Saúde com todos os servidores envolvidos e agradeceu ao Frei Jaime por abraçar essa causa, assim como faz em outras frentes pela associação protegendo quem mais precisa: “Que venham novos momentos para a Saúde de Caxias do Sul”, conclamou o Vice-Prefeito.

Cerca de 40 pessoas participaram do momento de transição. Entre os que estiveram presentes nesta madrugada estavam representantes de entidades, usuários do SUS, servidores, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samanta Nascimento, e os vereadores Pedro Rodrigues, Tenente Cristiano Becker, José Dambrós, Calebe de Garbin (líder do Governo na Câmara Municipal), José de Abreu, o Jack, Alexandre Bortoluz, assessoria de vereadores, além do presidente do Samae, Edson da Rosa.

Continue lendo